Senado prepara extensa programação para comemorar seus 200 anos

20/02/2024, 13h00

O Senado Federal realizará em 2024 uma série de eventos legislativos e culturais para comemorar os 200 anos de sua criação. Estão confirmados o espetáculo com o maestro João Carlos Martins e o seminário internacional “Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital”, distribuição de material didático em todo o país e exposições interativas.

Já no dia 5 de março, serão entregues medalhas comemorativas com caráter numismático a autoridades e personalidades de destaque, em agradecimento e reconhecimento ao apoio às atividades legislativas e políticas realizadas no âmbito do Senado. As medalhas terão como tema principal “As Casas do Senado” e serão cunhadas em três diferentes tipos de materiais nobres: prata dourada (vermeil), prata e bronze.

No dia 25 de março, será realizada sessão especial, com a presença de autoridades dos três Poderes e representações estrangeiras. No mesmo dia, será lançado selo comemorativo em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

A programação, planejada pela Comissão Curadora das comemorações do bicentenário — presidida pelo primeiro-secretário, senador Rogério Carvalho (PT-SE) —, inclui o lançamento do Almanaque da Cidadania, produzido por Maurício de Souza, e a estreia de conteúdos especiais nos veículos de comunicação e nos perfis do Senado nas redes sociais.

A história do Senado, a programação comemorativa e todos os conteúdos produzidos sobre os 200 anos estarão disponíveis no portal institucional, numa página desenvolvida especialmente para as comemorações.

Espetáculo musical

O maestro João Carlos Martins é a principal atração do espetáculo "Senado 200 anos: uma jornada histórica rumo ao futuro". O espetáculo destaca o valor da arte nacional neste momento da história do Parlamento. João Carlos Martins estará acompanhado pela Orquestra Bachiana Jovem SESI-SP e de outros artistas convidados.

O evento, marcado para o dia 25 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, terá entrada gratuita e conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (SESC).

Desafios da era digital

Os impactos da digitalização sobre a sociedade estarão em discussão no seminário internacional “Democracia e Novas Tecnologias: Desafios da era digital”, de 25 a 27 de março.

Com o objetivo de debater as transformações sociais, em decorrência do uso disseminado de novas tecnologias digitais, o Senado reunirá importantes estudiosos do assunto, do Brasil e de outros países, entre eles o sociólogo e professor espanhol Manuel Castells.

Publicações

O Conselho Editorial (Cedit) e a Secretaria de Editoração e Publicações do Senado Federal (Segraf) vão lançar novas publicações e republicar obras importantes. Um dos destaques é o “Almanaque da Cidadania”, publicação em quadrinhos do estúdio Maurício de Sousa, que reunirá noções sobre a Constituição Federal e contará a história da Casa, mostrando sua importância e papel central na construção da cidadania brasileira desde a criação do Senado.

Dentre as publicações, está a nova edição da “Coleção Constituições Brasileiras”, escrita por consultores legislativos, que analisa as sete constituições do país aos olhos do corpo técnico do Senado. A “Coleção em Miúdos”, voltada para o público infantil, incluirá mais dois títulos, trazendo personagens da História do Senado e grandes debates que ocorreram na Casa. Outra obra a ser lançada é o livro “Senadoras: dados biográficos”, reunindo as biografias de todas as senadoras.

O Senado distribuirá material didático para alunos do 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas de todo o país. Ainda está previsto o lançamento de uma biblioteca legislativa em áudio com 12 títulos, além de sorteio de obras sobre o Legislativo brasileiro pela Livraria do Senado.

O Cedit organizou a publicação do livro “Constituições Brasileiras e Políticas Públicas”, em três volumes, com uma análise sobre a evolução dos direitos do cidadão brasileiro ao longo de todas as constituições, desde a de 1824, com uma série de oito podcasts. Além disso, uma publicação reunirá teses de doutoramento que abordam a importância do Poder Legislativo e os 200 anos do Senado. E a “Revista de Informação Legislativa”, a mais antiga em publicação ininterrupta na sua área, trará uma edição especial com artigos abordando o bicentenário.

A participação da Casa nas feiras de livro em vários estados brasileiros também vai refletir as comemorações do bicentenário.

Exposições

“Palácio Monroe: um legado de democracia” é o nome da exposição que resgata o valor histórico do Plenarinho, conjunto de peças do mobiliário histórico do Senado, que foi revitalizado. A mostra, que será aberta no dia 19 de março, ainda receberá vitrines, painéis e displays, com o objetivo de valorizar a memória da última sede do Senado no Rio de Janeiro antes da mudança para Brasília.

As sedes do Senado — o Palácio Conde dos Arcos e o Palácio Monroe, no passado, e o Palácio do Congresso Nacional —, são o objeto da mostra fotográfica digital que a Agência Senado lançará no dia 5 de setembro.

A partir de 10 de setembro, no Salão Negro, a exposição “Senado 200 anos: conectando passado e futuro” vai destacar a história do Senado e estimular a conscientização e a valorização cultural, com painéis e telas interativas, infográficos, animações e recursos audiovisuais.

O Túnel do Tempo, que liga o Salão Azul ao Anexo II do Senado, está passando por uma reformulação e, em novembro, será possível conferir os novos conteúdos, com uma apresentação mais moderna e interativa de informações sobre o Senado, sua composição e atuação política e legislativa.

Outra exposição mostrará o registro de tramitação de matérias legislativas e sua transformação histórica, do processo manuscrito até o digital.

Visitação

O programa de visitação às instalações do Senado Federal estará centrado nas comemorações dos 200 anos. Durante todo o ano, haverá visitação dramatizada, com intervenção artística de personagens marcantes da história do Senado Federal, como Rui Barbosa, Princesa Isabel, Abdias do Nascimento, Eunice Michiles e Juscelino Kubitschek. Os visitantes ainda terão oportunidade de vivenciar experiências imersivas de realidade virtual.

Jovem Senador

Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia” é o tema de redação da edição deste ano do Programa Jovem Senador. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de abril.

O programa é direcionado a estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o país. A iniciativa seleciona 27 alunos, um de cada estado e do Distrito Federal, para passarem uma semana em Brasília, de 5 a 9 de agosto, explorando e vivenciando o trabalho dos parlamentares no Senado.

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid