Senado participará da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre

27/10/2021, 17h02

O Senado Federal estará presente na 67ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre,entre os dias 29 de outubro e 15 de novembro, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da capital gaúcha. Esta é a primeira exposição literária em que o Senado participa desde 2019.

A Livraria do Senado separou cerca de 100 títulos de seu catálogo para o evento, com conteúdo que inclui desde publicações sobre legislações diversas a obras clássicas relacionadas à História do Brasil, lançadas pelo seu Conselho Editorial. Todos os livros são vendidos a preço de custo.

O estande do Senado dará destaque a um dos lançamentos da Casa neste semestre: o Estatuto da Criança e do Adolescente em Miúdos, obra que, com linguagem informal e divertida, traz temas dessa legislação por meio de diálogos simples em quadrinhos. A parede frontal do evento estará estampada com os desenhos da capa da obra e seus personagens fazendo um convite para participação em um sorteio de kits da Coleção Em Miúdos pelo Instagram. O ilustrador da obra, Filipe Modesto, fará demonstrações práticas de como criou os personagens em horários frequentados pelo público infanto-juvenil.

Três eventos foram preparados pelo Senado para o período. O primeiro, no dia 6 de novembro, será o lançamento do livro Vozes do Brasil - A linguagem política na Independência, uma seleção de dezenas de panfletos políticos, publicados entre 1821 e 1824, com foco temático no momento que nosso país vivia na primeira metade da década de 1820. O segundo, no dia 7 de novembro, consistirá no debate Diálogos sobre a pandemia - Impactos sobre a cultura, com participação de integrantes do meio cultural do estado. Por fim, no dia 8 de novembro, ocorrerá uma cerimônia de entrega de publicações em Braille do Senado Federal ao Sistema Educacional de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul.

Neste ano, o estande do Senado na Feira de Porto Alegre trará mais uma novidade: entre os dias 5 e 12 de novembro, às 13h e às 18h, serão oferecidas visitas virtuais ao Senado Federal. O público terá a oportunidade de conhecer os principais espaços da Casa, aprender sobre Poder Legislativo, História, Arte e Arquitetura, em um tour virtual de 15 minutos, cheio de recursos multimídia como vídeos, fotos e mapas. Quem participar poderá concorrer a livros.

Saiba mais sobre publicações e serviços daa Livraria no Senado aqui.

SERVIÇO

Senado Federal na 67ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre
Data: 29 de outubro a 15 de novembro de 2021
Local: Praça da Alfândega - Centro Histórico de Porto Alegre
Horário: das 10h às 19h30
Eventos do Senado na Feira do Livro de Porto Alegre
Lançamento do livro Vozes do Brasil - A linguagem política da Independência
Data: 6 de novembro de 2021, às 16h
Local: Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190 - Centro Histórico de Porto Alegre)
Participantes: Ilana Trombka (diretora-geral do Senado), Eduardo Bueno (jornalista e escritor) e Rodrigo Trespach (historiador e escritor)
Debate Diálogos sobre a pandemia - Impactos sobre a cultura
Data: 7 de novembro de 2021, às 16h
Local: Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190 - Centro Histórico de Porto Alegre)
Participantes: Senador Randolfe Rodrigues (a confirmar); Rafael Chervenski (diretor da Gráfica do Senado), Morgana Marcon (diretora da Biblioteca Pública do Estado), Mel Ferrari (Colegiado de Artes Visuais - RS) e Rafael Balle (diretor de Fomento à Cultura da SEDAC/RS)
Entrega de publicações em Braille do Senado Federal ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas
Data: 8 de novembro de 2021, às 16h
Local: Estande do Senado na Feira do Livro de Porto Alegre (Praça da Alfândega)
Participantes: Ilana Trombka (diretora-geral do Senado), Morgana Marcon (diretora da Biblioteca Pública do Estado), e Marquinho Lang (presidente da FADERS)

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid