Senado lança serviço de verificação de notícias falsas
07/07/2020, 18h35
Quem nunca recebeu mensagem nas redes sociais dizendo que o Congresso estava sendo invadido por pessoas contrárias à votação de um projeto? Ou que os senadores iriam começar a votar uma nova lei com conteúdo discutível? Ou que uma proposta previa a criação de uma Bolsa Prostituta?
São várias as notícias falsas que já foram compartilhadas nas redes sociais e no Whatsapp. E agora você pode checar as informações direto com o Senado.
Senado Verifica: Fato ou Fake? é o novo serviço de interação com a sociedade, lançado nesta terça-feira (7) na abertura da sessão deliberativa, presidida pelo senador Wewerton (PDT-MA).
Você pode solicitar a apuração de notícias consideradas falsas, incorretas ou que tenham a intenção de enganar as pessoas e que sejam compartilhadas nas plataformas de redes sociais e no WhatsApp, por formulário e pelo email senadoverifica@senado.leg.br. Envie texto, link, foto, imagem de tela capturada, e vídeo.
O Senado terá 30 dias pra checar e enviar a resposta, de acordo com a política de uso do serviço. Serão checadas informações e conteúdos relacionados a proposições, atividades legislativas e administração da Casa. O material checado pela Secretaria de Comunicação do Senado (Secom) receberá três classificações: Fake, Fato e Impreciso.
As checagens são publicadas nesta página que também disponibiliza orientação sobre como evitar notícias falsas e acesso a diversos conteúdos sobre o Senado.
Essa é uma forma de o Senado contribuir efetivamente para o combate às fake news. Você é nosso parceiro nessa luta.
Tem dúvida se uma informação que recebeu sobre o Senado é verdadeira ou mentirosa? Envie pro Senado Verifica: Fato ou Fake. Nós apuramos pra você.
Não compartilhe fake news!
Senado Verifica – Fato ou Fake? é um serviço da Secretaria de Comunicação Social destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado Federal para o combate a fake news. |
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"