Senado lança jogo de tabuleiro sobre democracia e cidadania voltado para estudantes
07/08/2024, 11h02
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, anunciou nesta quarta-feira (7), o lançamento do jogo de tabuleiro Eleitos, O Jogo da Democracia. A iniciativa faz parte das ações comemorativas dos 200 anos da Casa e alcançará alunos do Ensino Médio de escolas públicas em todo o Brasil.
Eleitos: o jogo da democracia surgiu de um desafio proposto aos servidores, pela administração da Casa, para estimular a criatividade e fomentar o ambiente de inovação na instituição. O objetivo do Senado, segundo a diretora-geral, Ilana Trombka, é levar aos jovens brasileiros a ideia de que a democracia se faz a partir da participação de todos e todas.
Participação e democracia
Para Ilana Trombka, o formato escolhido é um boa forma de conscientizar os jovens sobre democracia e processo decisório, que requer diálogo, negociação e formação de alianças.
— É o que acontece todos os dias no Senado Federal, no Plenário, nas Comissões, e que na verdade acontece todo dia em muitos os lugares. Quando a gente fala de negociação política, a gente está fazendo aqui negociações político-partidárias, mas as negociações políticas estão em todos os lugares, por exemplo, na nossa casa, com a nossa família, com o nosso grupo de amigos, com os nossos afetos, com as relações que nós temos. Então esse exercício é um exercício que serve para política partidária, para tomada de decisão no Senado Federal, mas também para todos os lugares — acrescenta.
O jogo
No jogo, o objetivo de cada jogador é ser eleito senador ou senadora. Para isso, os “candidatos” precisam usar as cartas de direitos e deveres, que servem como recursos para realizar ações no tabuleiro e obter votos. Além disso, cada jogador escolhe uma carta de profissão, que Ihe confere habilidades específicas. Vence quem chega na fase final da partida, chamada “Ciclo eleitoral”, e obtém 500 mil votos.
— É uma forma didática e Iúdica de incentivar os estudantes a entender melhor as atribuições constitucionais do Senado, o papel de senadoras e senadores, a democracia brasileira e a própria Constituição Federal”, afirma Valter Rosa, assessor técnico da Secretaria de Comunicação do Senado que idealizou o jogo.
A realização do Eleitos envolveu diversas áreas e colaboradores do Senado. O projeto gráfico é de autoria de Leonardo Chaib, da TV Senado, o desenvolvimento e produção executiva ficaram a cargo do Núcleo de Apoio à Inovação, com assessoramento da Consultoria Legislativa (Conleg), e a produção gráfica foi executada pela Secretaria de Editoração e Publicações (Segraf).
A distribuição do jogo inicialmente abrangerá as escolas participantes do Programa Jovem Senador, que proporciona conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil a estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Após seleção por concurso de redação, 27 representantes dos estado e do DF participam de uma semana de vivência em Brasília.
A edição deste ano, com o tema Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia, teve participação recorde de 171 mil inscritos de mais de 4 mil escolas.
SERVIÇO
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"