Senado inicia semana de valorização da pessoa com deficiência

04/12/2023, 12h33

Sansão, o coelho azul da Mônica, já está em Brasília como parte das atividades da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado. A parceria entre a Mauricio de Sousa Produções (MSP) e o Senado Federal, por meio da Diretoria-Geral (Dger), Secretaria de Relações Públicas (SRPSF) e Núcleo de Coordenação de Ações de Responsabilidade Social (NCas), resultou na intervenção artística “Coelhadas Gigantes”, uma exibição itinerante que percorre o Brasil em comemoração aos 60 anos da personagem Mônica.

A versão gigante de 11,5 metros do coelho estará em exibição, na Cúpula do Congresso Nacional, até o dia 10 de dezembro, proporcionando a oportunidade de tirar fotos no local. O coelho gigante foi arremessado pela Mônica, ostentando nas mãos o cordão de girassol, usado para identificação de pessoas com deficiências ocultas, que podem não ser percebidas de imediato, como o transtorno do espectro autista. Ele também segura um girassol em suas mãos.

“Neste ano, o Congresso aprovou a Lei nº 14.624/2023, prevendo a utilização do cordão girassol no Brasil como símbolo para deficiências ocultas, sem sintomas visíveis, como o autismo. A ideia é dar uma sinalização à sociedade, gerando empatia e acolhimento, visto que essas condições não possuem sinais físicos óbvios, mas podem afetar significativamente a vida cotidiana das pessoas”, como destaca Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal. Segundo estimativas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças - CDC, uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, uma em cada 36 crianças aos oito anos de idade é diagnosticada dentro do espectro. 

— Ficamos contentes em fazer parte desse evento. Quando se trata de inclusão, a Turma da Mônica tem personagens há mais de vinte anos, para conscientizar crianças e adultos e facilitar a compreensão de características das diversas deficiências” — declara Marcelo de Sousa, coordenador de projetos da Mauricio de Sousa Produções.

Senado e a acessibilidade

A parceria com a Mauricio de Sousa Produções integra a programação da 17ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência no Senado, celebrada todos os anos pela Casa por conta do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3)

Além dessas iniciativas, serão lançados na quarta-feira (6), às 11h, pela Comissão de Assuntos Sociais, o Plano de Acessibilidade do Senado Federal; a cartilha sobre atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista, que poderá ser baixada gratuitamente por toda a população; e o calendário 2024 do Senado em braile. A reunião será transmitida ao vivo e aberta à participação dos interessados, por meio do portal e-Cidadania (acesse aqui), ou pelo telefone da Ouvidoria do Senado: 0800 061 22 11.

Também no dia 6, haverá visitas pré-agendadas de estudantes de escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal com Luca, um garoto que usa cadeira de rodas e adora esportes, e Dorinha, garotinha cega, inspirada em Dorina Nowill, que fazem parte da Turma da Mônica.  À tarde, as visitas serão abertas aos filhos e filhas de servidores do Senado. Em todos esses encontros, as crianças receberão a revista em quadrinhos "Um amiguinho diferente", estrelada pelo personagem autista André, do Instituto Mauricio de Sousa.

Mônica sexagenária

As celebrações do 60º aniversário da Mônica, anunciadas pela Mauricio de Sousa Produções, vêm sendo marcadas por uma série de eventos ao longo do ano. Essas comemorações incluem artes especiais, parcerias na moda, eventos presenciais, espetáculos musicais, espaços temáticos e lançamentos de conteúdos audiovisuais em várias regiões do país.

Em março deste ano, a Mônica comemorou 60 anos. A criação oficial da personagem ocorreu em 3 de março, quando ela deu sua primeira coelhada em uma tirinha do Cebolinha publicada na Ilustrada do jornal Folha de São Paulo, em 1963.

 

Serviço:

Coelhadas Gigantes em Brasília
Período: de 3 a 10/12/2023
Local: Cúpula do Congresso Nacional

 

Audiência pública (interativa) na CAS

Data: 6/12/2023 – 11h
Local: Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 9

 

Encontro com Luca e Dorinha no Senado

Data: 6/12/2023 (quarta-feira) – 9h30 | 10h30 | 14h30 | 15h30
Local: Congresso Nacional (com saída no Anexo 2 do Senado Federal)

 

Contatos de imprensa:

Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência no Senado: Assessoria de Imprensa do
Senado Federal - imprensa@senado.leg.br e (61) 3303-3966
Campanha “Coelhadas Gigantes”: JAL (11) 98107-6197 e jal.comunicacao@gmail.com

 

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid