Senado ganha exposição no Google Arts & Culture em celebração aos seus 200 anos

25/03/2024, 11h42

Em comemoração aos 200 anos do Senado Federal, o Google Arts & Culture lança, nesta segunda-feira (25), uma nova mostra virtual com o acervo artístico, tour virtual com Street View e histórico dos espaços físicos da instituição, projetados por Oscar Niemeyer. 

O Google Arts & Culture e o Senado trabalharam, em parceria, para criar uma mostra online com temas, imagens e narrativas que destacassem o acervo da Casa. O anúncio foi feito pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante a sessão especial destinada a celebrar o bicentenário.

A coleção conta com nove exposições, incluindo 290 fotos do edifício e obras de arte do Museu do Senado, localizado no Salão Nobre, incluindo peças dos artistas Athos Bulcão e Marianne Peretti.  Além disso, a parceria envolveu a digitalização de alguns dos espaços do Senado no Google Street View, para que qualquer pessoa possa ter a experiência imersiva de visita virtual.

 “O Senado abriga um valioso acervo do patrimônio artístico brasileiro, com obras de artistas ilustres, traduzindo-se em valores históricos e culturais incalculáveis, motivo de orgulho para todos. E essa parceria, que faz parte das celebrações dos 200 anos do Senado, proporciona uma imersão na sua rica coleção que contém, por exemplo, quadros, painéis, gravuras, tapeçarias e esculturas em estilos diversos de Burle Marx, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti, entre outros artistas de renome. São peças importantes que retratam a grandeza da produção artística no nosso país”, ressalta Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

 “O Google, por meio do Google Arts & Culture, trabalha com instituições do mundo todo promovendo o acesso de todas as pessoas a obras que permitem conhecer mais sobre a nossa cultura e história. Hoje estamos muito felizes de poder fazer parte da celebração do bicentenário do Senado, levando mais de 300 imagens do seu rico acervo às telas dos brasileiros e permitindo ainda uma visita pelos seus históricos corredores e salões", afirma Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

 O lançamento em homenagem aos 200 anos do Senado representa uma expansão da parceria entre o Google e a capital do país, que conta com o projeto Explore Brasília, de 2021.

A experiência com as nove exposições lançadas hoje já está disponível, em inglês e português, no site e no aplicativo Google Arts & Culture para Android ou iOS.

 

Imprensa

Google - imprensa@google.com e google@cdicom.com.br

Senado - (61) 3303-3966 / (61) 99837-4366 / imprensa@senado.leg.br 

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid