Senado Federal participa da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

30/08/2023, 18h17

A Livraria do Senado vai levar para a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro deste ano mais de 115 títulos de seu catálogo, que inclui desde publicações sobre legislações diversas a obras clássicas relacionadas à História do Brasil, lançadas pelo seu Conselho Editorial. Também estarão disponíveis nesta edição histórica do evento obras sobre a cidade do Rio de Janeiro. Todos os livros serão vendidos a preço de custo.

Esta é a edição de 40 anos da Bienal do Livro do Rio de Janeiro,  que vai acontecer entre 1º e 10 de setembro de 2023, no Riocentro, na Barra da Tijuca.

Fallas do Throno.png

Entre os livros que poderão ser encontrados no estande da Livraria do Senado, os destaques ficam com as obras As Fallas do Throno e Código de Defesa do Consumidor em Miúdos. O primeiro apresenta a transcrição das Falas do Trono, discursos solenes dos imperadores brasileiros ao Parlamento, e os Votos de Graça, como eram chamadas as respostas das Casas Legislativas ao monarca. Os quatro volumes da obra são resultado de três anos de pesquisa da jornalista e servidora do Senado Virgínia Galvez, e totalizam 2.476 páginas.

A obra também compila fatos, dados e análises acadêmicas que pormenorizam o contexto histórico contemporâneo dos discursos, com citações aos principais momentos do Império - entre 1798 a 1889. A cronologia contou com a apreciação do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Luiz Fernando Saraiva, autor de vasta produção acadêmica sobre o Brasil Império.

Já o Código de Defesa do Consumidor em Miúdos é uma versão ilustrada, colorida e explicada em linguagem educativa da Lei 8.078, de 1990 (CDC). Essa versão em quadrinhos aborda importantes questões como direitos dos consumidores, relações de consumo, órgãos de proteção ao consumidor, notas fiscais, pirataria, consumismo e muitas outras.

O livro integra a “Coleção Em Miúdos” — uma série que tem o intuito de fomentar a leitura, o pensamento crítico e a consciência social desde a infância — fruto de parceria do Senado Federal com a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e a Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG). Os textos foram redigidos pela escritora Madu Macedo e os desenhos são de Filipe Modesto, servidor da Secretaria de Editoração e Publicações do Senado.

Escritoras do Brasil

MicrosoftTeams-image (2).pngOutro destaque do estande é a obra Cantigas das Crianças e do Povo e Danças Populares, décimo volume da coleção “Escritoras do Brasil”. Trata-se do terceiro livro de Alexina de Magalhães Pinto, folclorista, educadora e musicista mineira. A obra é uma compilação de 77 cantigas oriundas da cultura popular brasileira — quase todas acompanhadas da partitura e de um QR code para que a melodia possa ser escutada.

Cada cantiga também apresenta uma ilustração que, segundo a autora, pode ser utilizada pedagogicamente. Iniciado por um ensaio sobre a utilização da cultura popular na alfabetização de crianças, o livro é finalizado com inúmeras notas de esclarecimento e referências. Além de reavivar a produção de uma precursora do estudo do folclore brasileiro, a obra tem o importante papel de trazer à tona manifestações culturais do início do Século 20, colhidas in loco.

Coordenada pela Biblioteca do Senado, a série “Escritoras do Brasil” busca divulgar o trabalho intelectual de escritoras brasileiras de escassa ou nenhuma presença nos cânones literários, valorizando, assim, as atividades, a produção e o pensamento da mulher na construção da história do Brasil. Também visa preencher uma enorme lacuna na produção editorial no que se refere à publicação de autoras brasileiras, continuamente esquecidas pela divulgação e estudos literários. São nove livros de escritoras diversas como Júlia Lopes de Almeida, Chrysantème, Josefina Álvares de Azevedo, Francisca Júlia da Silva e Nísia Floresta.

Rio de Janeiro

Foram especialmente selecionados para o evento oito livros que têm como tema a cidade do Rio de Janeiro. São eles: Do Rio de Janeiro ao Piauí pelo Interior do País, Dois Anos no Brasil, Memórias para Servir à História do Reino do Brasil - Tomos I e II, O Rio de Janeiro Como É, O Rio de Janeiro do Meu Tempo e Viajando com Langsdorff.

Também as obras Singularidades da França Antártica, a que outros chamam de América e O Velho Senado, com três crônicas de Machado de Assis ambientadas no Rio de Janeiro do Século 19, época em que o Senado Federal ficava na então capital do Brasil.

O evento

A edição de 40 anos da Bienal do Livro do Rio de Janeiro contará com a presença de mais de 500 expositores no pavilhão de estandes do Riocentro. Serão mais de 200 horas de programação, incluindo palestras, mesas redondas, debates e muito mais. O evento receberá food trucks, haverá tradução simultânea em Libras e visitas guiadas para deficientes visuais. A expectativa é de que cerca de 600 mil pessoas circulem pelo evento nos dez dias de programação.

A feira vai contar também com um espaço novo, a Arena Palavra-Chave, onde os visitantes poderão participar de atividades interativas. Dessa vez, o tema que motivou a Bienal do Livro do Rio de Janeiro é o contraste entre as inteligências artificiais e a nossa humanidade.

Mais informações pelo site https://www.bienaldolivro.com.br

 A Livraria do Senado

Com mais de 50 anos de existência, a Livraria do Senado tem como missão disseminar o conhecimento e promover a democracia por meio de livros impressos e digitais publicados pelo Senado Federal.

Compromissada com o interesse público, a livraria oferece obras a preço de custo com frete grátis pelo site http://livraria.senado.leg.br. A maior parte de seu acervo também está disponível gratuitamente em formato digital.

O catálogo tem sido constantemente ampliado com obras sobre Direito, Legislação, História e Literatura. Conheça, também, o perfil @livrariadosenado no Instagram: http://www.instagram.com/livrariadosenado.

  

SERVIÇO
Senado Federal na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro 2023
Data: 1º a 10 de setembro de 2023
Local: Riocentro, Avenida Salvador Allende, 6555 , Barra da Tijuca, Rio de Janeiro-RJ
Horário: 9h às 22h
Site da Livraria do Senado: http://livraria.senado.leg.br
Perfil da Livraria do Senado no Instagram: http://www.instagram.com/livrariadosenado
 
 
Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid