Senado Federal e Fundação Casa de Rui Barbosa retomam parceria histórica

07/03/2023, 12h34

A segunda edição da obra “Pensamento e Ação de Rui Barbosa”, marca a retomada da parceria histórica do Senado Federal com a Fundação Casa de Rui Barbosa. O lançamento da publicação ocorreu durante a sessão solene do Congresso Nacional realizada no dia 1º de março para homenagear Ruy Barbosa no centenário da morte do jurista, diplomata, político, tradutor, jornalista e patrono do Senado Federal.

Ainda pela parceria, estão previstas ao longo do ano outras publicações, como a coletânea de textos denominada “Discursos democráticos”. Trata-se de um marco para a valorização da memória e história de Rui Barbosa, no âmbito das homenagens no ano do centenário de sua morte.

Publicada originalmente em 1999, “Pensamento e Ação de Rui Barbosa” reúne nove textos de todas as fases da carreira de Ruy: cinco discursos, duas conferências, um artigo para jornal e uma sustentação oral perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Os textos exibem pensamento e posições de Ruy como jornalista, advogado, diplomata, deputado, senador, ministro da Fazenda e duas vezes candidato à presidência da República. A obra está disponível na Livraia do Senado (acesse aqui)

"Essa parceria é um dos primeiros passos da reconstrução das políticas culturais da Fundação, que viveram um período de desmonte no último governo. Esse lugar da pesquisa, dos acervos, da literatura e do pensamento sobre a cultura brasileira vai ser cada vez mais valorizado, recuperado, contribuindo também na própria recomposição do tecido social e cultural brasileiro”, destacou o presidente da Fundação, Alexandre Santini.

Saiba mais sobre o centenário na página especial do portal Senado Notícias: 100 anos sem Ruy Barbosa.

 

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid