Senado e Projeto República promovem seminário e lançam obra sobre a ditadura
01/04/2025, 16h23
O Senado relançou nesta segunda-feira (31) a coleção História da Ditadura: do golpe militar à redemocratização, durante semináriosobre o golpe de 1964 e suas consequências. O relançamento é fruto de uma parceria entre o Conselho Editorial do Senado e o Projeto República, vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
As obras
1964 Visto e Comentado pela Casa Branca. Analisa documentos oficiais dos EUA sobre o golpe de 1964, destacando a visão da Casa Branca sobre a queda de Goulart. Mostra como a administração de Lyndon B. Johnson acompanhou e apoiou indiretamente o golpe, alinhando interesses da ditadura aos objetivos geopolíticos da Guerra Fria.
Sessenta e Quatro: Anatomia da Crise. Examina os fatores internos e externos do colapso democrático, destacando a polarização entre progressistas e conservadores, o papel das elites e das instituições. Inclui o artigo "Quem Dará o Golpe no Brasil?", que previu com precisão os acontecimentos do golpe de 1964.
1964: Álbum Fotográfico de um Golpe de Estado. Reúne 71 imagens que ilustram a radicalização política e os bastidores do golpe de 1964, desde a preparação dos conspiradores e a propaganda anticomunista até os movimentos das tropas e a deposição de João Goulart.
Veja a matéria completa no portal Senado Notícias.
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"



