Senado atualiza galeria de presidentes e repõe quadros depredados

22/05/2023, 18h44

O Senado Federal vai atualizar a galeria dos presidentes com dois novos retratos e repor outros cinco destruídos nos atos de vandalismo ocorridos no dia 8 de janeiro. A cerimônia de aposição será realizada nesta quarta-feira (24), às 15 horas, no Salão Nobre.

Os dois novos retratos são do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, reconduzido ao segundo mandato de dois anos no início deste ano, e o do ex-presidente David Alcolumbre, seu antecessor.

No evento, o Museu do Senado devolverá, à galeria dos ex-presidentes, cinco pinturas a óleo destruídas nos ataques terroristas ocorridos em janeiro. São duas de José Sarney, duas de Renan Calheiros e uma de Ramez Tebet. Apenas uma das fotos de Sarney, com uma mancha no olho direito, foi restaurada. As outras quatro, que foram rasgadas, serviram apenas como base para novos retratos, pintados pelo artista plástico Urbano Villela, responsável pelas obras que integram a galeria de ex-presidentes do Senado Federal.

Segundo o restaurador do Senado Nonato Nascimento, é um privilégio poder contar ainda com Urbano Villela, que pintou os quadros originais.

- É um privilégio termos o Urbano Villela em atividade, pois assim foi possível refazer os quadros com a originalidade do artista, uma vez que a restauração poderia deixar as marcas do dia 8 de janeiro – afirmou Nonato.

A recuperação do quadro do ex-senador Sarney foi realizada pelo restaurador voluntário Marcos Antonio de Faria, gerente da área de restauro do Supremo Tribunal Federal (STF), onde também tem trabalhado para recuperar outras obras danificados nos atos de vandalismo.

- Além de contribuir para recuperar o patrimônio público, também foi uma oportunidade de trocar conhecimento com a equipe de restauração do Senado. É bom lembrar que é patrimônio do Senado, mas, antes disso, é do povo também – destacou Marcos.

Segundo Priscila Rocha, restauradora do Serviço de Conservação do Museu do Senado (SECPM), foi um trabalho minucioso.

- Não se tratava apenas de restaurar, mas também recompor as cores originais de todo o trecho danificado -, ressalta Priscila.

A coordenadora do Museu do Senado, Maria Cristina Silva Monteiro, ressalta que grande parte das 21 obras danificadas em janeiro já está sendo devolvida ao Senado.

- Entre as obras danificadas, tivemos brasões em bronze, cadeiras assinadas por artistas de renome, vitrines, mesas imperiais, painéis, tinteiros, entre outras. São parte da nossa história e, por isso, cada restauração envolve muita emoção e é comemorada por todos nós do Museu – ressaltou Cristina.

Do Museu do Senado

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid