Senado 200 anos: uma viagem entre memória e inovação é o tema da nova exposição no Túnel do Tempo
31/10/2024, 21h35
Em continuidade às celebrações pelos 200 anos do Senado Federal, será inaugurada na terça-feira (5), às 15h, a exposição “Senado 200 anos: uma viagem entre memória e inovação”, no Túnel do Tempo, que liga o anexo 2 do Senado Federal ao Edifício Principal do Palácio do Congresso Nacional.
O espaço passou por uma transformação, oferecendo uma nova experiência que conduz os visitantes por uma verdadeira viagem na história do Senado, desde sua criação em 1824 até os dias de hoje, explorando importantes marcos da política e do país.
A exposição, que tem curadoria da Coordenação do Museu do Senado, é dividida em períodos intermitentes, como o Império, a República Velha, a Revolução de 30 e a Ditadura, além de mostrar as diferentes sedes que o Senado ocupou ao longo de sua trajetória. Um destaque especial é dado aos avanços legislativos conquistados a partir da Constituição Cidadã de 1988, um marco de direitos para o povo brasileiro.
Segundo a coordenadora do Museu, Cristina Monteiro, a mostra agora alia o passado à modernidade.
— A grande novidade é a incorporação de tecnologias que tornam a exposição mais acessível e interativa. Com painéis de LED, textos em braile e audiodescrição, é um convite à reflexão sobre o papel fundamental do Senado na construção de nossa democracia e permitindo que cada visitante possa imergir na história de forma única, explicou.
A diretora do Senado, Ilana Trombka, ressalta que a exposição não é apenas uma celebração do bicentenário do Senado.
— É também uma demonstração de como tradição e inovação podem caminhar juntas para oferecer uma experiência educativa e inspiradora. Seja você um curioso pela história, um estudante ou simplesmente alguém que deseja conhecer mais sobre o papel do Senado na construção do Brasil, a visita certamente será inesquecível, garantiu.
Todos os visitantes do Senado, além de seus servidores, colaboradores e senadores e senadoras, têm acesso à exposição durante o expediente do Senado Federal. A visitação ao Senado pode ser feita por meio de agendamento ou em horários sem marcação, em grupos ou individualmente. Saiba mais sobre como visitar o Palácio do Congresso Nacional aqui.
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"