Seminário debaterá legado e desafios do processo de independência do Brasil

01/09/2022, 17h30

“Bicentenário da Independência: Legado e Desafios” é o tema do seminário que o Senado Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (IBEP) e o Clube de Engenharia, realiza a partir do dia 5 de setembro, no Rio de Janeiro. O objetivo é debater o percurso narrativo sobre o processo histórico que conduziu à Independência do Brasil, com suas diferenças regionais, diversidades e conflitos.

O seminário faz parte da programação organizada pela comissão especial curadora do Senado Federal responsável pelas comemorações do Bicentenário da Independência do BrasilA abertura, no dia 5 de setembro, contará com a participação do senador Randolfe Rodrigues, presidente da Comissão do Bicentenário do Senado Federal; do presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão; e do presidente do IBEP, Francis Boghossian, que debaterá o tema: “A Independência na Narrativa do Poder”. Como expositores, foram convidados o senador Jean Paul Prates (PT/RN) e o professor e históriador da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Manuel Domingos, tendo como debatedores Ailton Krenak, da Aliança dos Povos da Floresta e a historiadora Isabel Lustosa. O mediador será o vice-presidente do IBEP, Lincoln Penna.

O evento prossegue no dia 07 de novembro, às 18 horas, quando será debatido o tema: “As dependências do Brasil: resistências e horizontes”. Participará como expositor o escritor Roberto Amaral, tendo como debatedores a historiadora Heloísa Starling da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o escritor e jornalista Eduardo Bueno, com mediação de Luiz Antônio Elias, pesquisador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

E no dia 12 de novembro, às 18 horas, finalizando o seminário, será debatido o tema: “As perspectivas da Independência do Brasil República” tendo como expositor o presidente do Instituto Lula, Marcio Pochmann, como debatedoras a professora e doutora em História Claudia Wassermann da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a deputada federal Joênia Wapichana – RR com a mediação de Marcelo Barbosa, da UERJ.

O seminário será trasmitido ao vivo pelo canal da TV Senado no Youtube.

 

Serviço

Seminário Bicentenário da Independência: Legado e Desafios - abertura

Dia e hora: 5 de setembro de 2022, 18h

Local:  auditório do Clube de Engenharia, 

           Avenida Rio Branco, 124, 20º andar - Rio de Janeiro/RJ

Informações: Dyepeson Martins - 61 98115-1849

O acesso ao evento é livre.

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid