'Saúde mental nas escolas' é tema do Programa Jovem Senador de 2023

15/12/2022, 14h37

“Saúde mental nas escolas públicas” será o tema do concurso de redação do programa Jovem Senador em 2023. O tema foi escolhido com a participação dos jovens senadores da edição deste ano.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), destacou os motivos que levam à preocupação com o assunto ao fazer o anúnico durante a sessão do Senado desta quara-feira (15).

— Depressão, transtornos de humor, déficit de atenção e ansiedade estão entre os diferentes diagnósticos de doenças que atingem, indistintamente, idosos, adultos e crianças, afetando a qualidade de vida e o convívio social dessas pessoas. Trata-se de uma realidade que, obviamente, afeta a educação, as escolas e os alunos e que, por isso, exige que o assunto seja uma pauta indispensável no cotidiano da comunidade escolar — afirmou.

Veneziano agradeceu aos governos dos estados e do Distrito Federal pelo apoio ao Jovem Senador e expressou seu reconhecimento aos professores que levam o concurso de redação para as salas de aulas.

Jovem Senador

O objetivo do Jovem Senador é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, bem como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado Federal. O programa funciona por meio de simulação no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da Casa. 

Participam do projeto estudantes do ensino médio da rede pública estadual selecionados por meio de concurso de redação, com temas sociais e políticos, sob responsabilidade de efetivação das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Estudantes que obtêm a primeira colocação no concurso, bem como seu professor orientador, são habilitados a participarem das simulações em Brasília. 

Pelas regras do programa, em caso de impedimento de participação do primeiro colocado, o segundo ou terceiro poderão ser chamados. É vedada, ainda, a participação de jovens senadores que já foram atuantes no projeto. O Senado arca com todos gastos necessários para a execução do programa, despesas de deslocamento, seguro viagem, hospedagem, alimentação e traslado para os estudantes e professores.

Com informações da Agência Senado

 

Saiba mais:

Saúde mental nas escolas será o tema da redação do Programa Jovem Senador de 2023

'Saúde mental nas escolas' é tema do Programa Jovem Senador de 2023

Programa Jovem Senador

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid