Senado tem semana de valorização da pessoa com deficiência

01/12/2023, 18h50

Sansão, o coelho azul de Mônica, estará no Congresso Nacional e vai ostentar o cordão de girassol

Sansão aterrissa em Brasília como parte das atividades da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência no Senado, uma celebração anual promovida pela Casa em honra ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro. A parceria entre a Mauricio de Sousa Produções (MSP) e o Senado Federal resultou na intervenção artística “Coelhadas Gigantes”, uma exibição itinerante que percorre o Brasil em comemoração aos 60 anos da personagem Mônica.  A parceria possibilitou a instalação do imponente Sansão, em sua versão gigante de impressionantes 11,5 metros, na Cúpula do Congresso Nacional. A ação recebeu o apoio da empresa AirFLy Balonismo e infláveis, responsável pela produção, customização e montagem do inflável, e da Editora Panini e a GOL, que atuou como transportadora aérea oficial.

O coelho estará em exibição a partir de domingo (3) e ficará montado até o dia 10 de dezembro, proporcionando a oportunidade de tirar fotos no local. O coelho gigante foi arremessado pela Mônica, ostentando nas mãos o cordão de girassol, usado para identificação de pessoas com deficiências ocultas, que podem não ser percebidas de imediato, como o transtorno do espectro autista. Ele também estará segurando um girassol em suas mãos.

O cordão com desenhos de girassol (Lei 14.624/23) é utilizado no Brasil para assegurar atenção integral, pronto atendimento e prioridade nos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Segundo estimativas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças - CDC, uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, uma em cada 36 crianças aos oito anos de idade é diagnosticada dentro do espectro.  

Ainda como parte das atividades da campanha, na quarta-feira (6), haverá um encontro com Luca, um garoto que usa cadeira de rodas e adora esportes, e Dorinha, garotinha cega, inspirada em Dorina Nowill, que fazem parte da Turma da Mônica, com estudantes de escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal.  As crianças receberão a revista em quadrinhos "Um amiguinho diferente", estrelada pelo personagem autista André, do Instituto Mauricio de Sousa. 

Mônica sexagenária

As celebrações do 60º aniversário da Mônica, anunciadas pela Mauricio de Sousa Produções, vêm sendo marcadas por uma série de eventos ao longo do ano. Essas comemorações incluem artes especiais, parcerias na moda, eventos presenciais, espetáculos musicais, espaços temáticos e lançamentos de conteúdos audiovisuais em várias regiões do país.

“Desta vez Mônica lançou seu coelhinho na capital federal, para que todos entendam o significado do cordão de girassol, que contribui para que as pessoas com deficiências ocultas tenham o atendimento prioritário garantido. Em seus 60 anos, Mônica sempre defendeu os direitos das crianças brasileiras”, disse Mauricio de Sousa, criador da “dona da rua” e presidente do Instituto Mauricio de Sousa.

Em março deste ano, a Mônica comemorou 60 anos. A criação oficial da personagem ocorreu em 3 de março, quando ela deu sua primeira coelhada em uma tirinha do Cebolinha publicada na Ilustrada do jornal Folha de S.Paulo, em 1963.

Senado e a acessibilidade

As atividades em parceria com a Mauricio de Sousa Produções integram a programação da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência no Senado, celebrada todos os anos pela Casa por conta do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3).

Além dessas iniciativas, serão lançadas no dia 6 de dezembro (quarta-feira), às 10h, pela Comissão de Assuntos Sociais, o Plano de Acessibilidade do Senado Federal, uma cartilha sobre atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista que poderá ser baixada gratuitamente por toda a população e o calendário 2024 do Senado em braile.

 

Serviço:
Coelhadas Gigantes em Brasília
Período: 3 a 10/12/2023
[montagem na madrugada do sábado (2) para domingo (3), a partir das 20h]
Local: Cúpula do Congresso Nacional
 
Contatos de imprensa: 
JAL - +55 11 98107-6197
jal.comunicacao@gmail.com
Máquina
 
Encontro com Luca e Dorinha no Senado
Data: 6/12/2023 (quarta-feira) – 9h30 | 10h30 | 14h30 | 15h30
Local: Congresso Nacional (com saída no Anexo 2 do Senado Federal)
 
Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid