Roda de Leitura debate o livro "O Bom-Crioulo"
22/11/2022, 15h02
O Bom-Crioulo, de Afonso Caminha, é o livro em debate no projeto Roda de Leitura, nesta quinta-feira (23), no saguão da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana de Lima, no Anexo II do Senado Federal. Um clássico da literatura naturalista brasileira, o livro é considerado o primeiro romance brasileiro a tratar a homoafetividade. A história narrada tem como pano de fundo o Brasil do período pré e pós abolição sendo possível analisar, com a leitura, questões como o castigo físico institucionalizado, aspectos morais e raciais do Brasil da época que ainda hoje lançam sombras sobre a vida cotidiana do nosso país.
“O motivo, porém, de sua prisão agora, era outro, no alto-mar, a bordo da corveta, era outro, muito outro: Bom-Crioulo esmurrara desapiedadamente um segunda-classe, porque este ousara, ‘sem o seu consentimento’, maltratar o grumete Aleixo, um belo marinheirito de olhos azuis, muito querido por todos e de quem diziam-se ‘cousas’... Entretanto, já iam cinquenta chibatadas! Ninguém lhe ouviria um gemido, nem percebera uma contorção, um gesto qualquer de dor.”
CAMINHA, Adolfo. O Bom-Crioulo: texto integral. São Paulo: Editora Ática, 1983. P. 16.
Depois de quase dois anos no formato virtual, o Roda de Leitura volta a ser realizado presencialmente. Devair Nunes e Vanessa Ramos, membros do Grupo de Trabalho de Raça do Senado Federal, conduzirão o debate.
Podcast
A Roda de Leitura, promovida pela Biblioteca do Senado, é realizada sempre na última quinta-feira de cada mês, aberta a todos os que têm interesse em participar. Um convidado esmiúça a obra e a carreira de um autor específico, abrindo espaço para conversa com os demais presentes. Participam especialistas, consultores legislativos e demais servidores do Senado para conversar sobre publicações existentes no acervo.
Os debates gravados e o conteúdo original é veiculado como episódio extra do podcast do programa Autores e Livros, disponível na página da emissora na inernet.
Serviço
|
Roda de Leitura: sempre na última quinta-feira do mês, às 17h, no saguão da Biblioteca do Senado. |
Autores e Livros: na Rádio Senado, sábado, às 17h, e domingo, às 9h (reapresentação). Disponível na internet às sextas-feiras. Apresentação de Anderson Mendanha, com produção de Ana Beatriz Santos. |
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"