Roda de Leitura debate o livro "O Bom-Crioulo"

O Bom-Crioulo, de Afonso Caminha, é o livro em debate no projeto Roda de Leitura, nesta quinta-feira (23), no saguão da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana de Lima, no Anexo II do Senado Federal. Um clássico da literatura naturalista brasileira, o livro é considerado o primeiro romance brasileiro a tratar a homoafetividade. A história narrada tem como pano de fundo o Brasil do período pré e pós abolição sendo possível analisar, com a leitura, questões como o castigo físico institucionalizado, aspectos morais e raciais do Brasil da época que ainda hoje lançam sombras sobre a vida cotidiana do nosso país. 

“O motivo, porém, de sua prisão agora, era outro, no alto-mar, a bordo da corveta, era outro, muito outro: Bom-Crioulo esmurrara desapiedadamente um segunda-classe, porque este ousara, ‘sem o seu consentimento’, maltratar o grumete Aleixo, um belo marinheirito de olhos azuis, muito querido por todos e de quem diziam-se ‘cousas’... Entretanto, já iam cinquenta chibatadas! Ninguém lhe ouviria um gemido, nem percebera uma contorção, um gesto qualquer de dor.”
CAMINHA, Adolfo. O Bom-Crioulo: texto integral. São Paulo: Editora Ática, 1983. P. 16.

Depois de quase dois anos no formato virtual, o Roda de Leitura volta a ser realizado presencialmente. Devair Nunes e Vanessa Ramos, membros do Grupo de Trabalho de Raça do Senado Federal, conduzirão o debate.

Podcast

A Roda de Leitura, promovida pela Biblioteca do Senado, é realizada sempre na última quinta-feira de cada mês, aberta a todos os que têm interesse em participar. Um convidado esmiúça a obra e a carreira de um autor específico, abrindo espaço para conversa com os demais presentes. Participam especialistas, consultores legislativos e demais servidores do Senado para conversar sobre publicações existentes no acervo.

Os debates gravados e o conteúdo original é veiculado como episódio extra do podcast do programa Autores e Livros, disponível na página da emissora na inernet.

Serviço

Roda de Leitura: sempre na última quinta-feira do mês, às 17h, no saguão da Biblioteca do Senado.
Autores e Livros: na Rádio Senado, sábado, às 17h, e domingo, às 9h (reapresentação). Disponível na internet às sextas-feiras. Apresentação de Anderson Mendanha, com produção de Ana Beatriz Santos. 

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Banner Combate à Covid