Roda de leitura debate "Feliz Ano Velho"

30/11/2022, 13h39

"Reaprendendo a viver: o breve relato de uma transformação" é o tema do Roda de Leitura de dezembro, com a participação do engenheiro e servidor do Senado Aires Neves e do assessor parlamentar e biblioteconomista Luciano Ambrósio Campos. A proposta é falar da obra Feliz Ano Velho sem tratar de deficiências, ou legislações da área, mas apenas sobre a vida que, não se detendo diante das barreiras, teima em simplesmente acontecer. leva o seu leitor a refletir acerca da condição humana.

O autor, Marcelo Rubens Paiva, aos 20 anos de idade, mergulha de um barranco em águas rasas, sofrendo uma lesão irreversível na coluna cervical. Com o acidente, o jovem estudante universitário de agronomia se torna uma pessoa com deficiência, tendo que reaprender a viver, e a enfrentar severas limitações físicas, o que resultou em uma forma de vida totalmente diferente. Espirituoso e imobilizado na cama do hospital, enquanto a fratura da vértebra se consolidava, Marcelo rememora a vida que levava, antes do acidente, mesclando suas experiências vividas com as impressões de sua nova condição humana. No Natal daquele ano, ouvindo a estrofe “Adeus ano velho, feliz ano novo” no hospital, Marcelo se recordou do ano que passou antes do acidente – aquele, sim, feliz, o que, mais tarde, o fez intitular seu primeiro livro como “Feliz Ano Velho”.

Namoros de juventude, política, viagens, baladas universitárias, sua banda de rock, o festival de música que não venceu, partidas no estádio de futebol, vivências na casa de estudantes em Campinas, recordações de seu pai, se mesclam de forma inteligente com a dura rotina de um rapaz cheio de vida hospitalizado, suas dores, incertezas e expectativas de uma cura que jamais aconteceu. Com toques bem-humorados e espírito juvenil, Marcelo narra os primeiros cento e quinze dias de sua nova vida como tetraplégico, em abordagens tão ricas, que ele próprio diria, anos depois, que aquela era a história de um típico jovem da geração Coca-Cola.

Aires Neves é engenheiro de formação e servidor do Senado desde 1992, já tendo atuado no Prodasen, controle interno, órgãos técnicos do parlamento e gabinetes parlamentares, onde atualmente se encontra chefiando o gabinete do senador Flávio Arns. É colaborador educacional e conteudista do ILB. Cadeirante, com sequelas da paralisia infantil adquirida na infância, trabalhou em relatorias importantes, como a da Lei Brasileira da Inclusão, e a ratificação pelo Brasil da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, com equivalência de emenda constitucional.

Luciano Ambrósio Campos, graduado em biblioteconomia pela Universidade de Brasília, assessor parlamentar do senador Paulo Paim na temática da Pessoa com deficiência.

Serviço

Roda de Leitura
Data: 8 de dezembro
Hora e Local: sempre na última quinta-feira do mês, às 17h, no saguão da Biblioteca do Senado.
Público alvo: servidores, colaboradores, público exerno interessado.
PromoçãoBiblioteca do Senado
Autores e Livros: na Rádio Senado, sábado, às 17h, e domingo, às 9h (reapresentação). Podcast disponível na internet às sextas-feiras. Apresentação de Anderson Mendanha, com produção de Ana Beatriz Santos. 

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid