Rádio Senado já está no ar no Rio de Janeiro

13/10/2021, 17h04

O Rio de Janeiro é a mais nova cidade a contar com sinal FM da Rádio Senado. Funcionando 24h por dia, sete dias por semana, a emissora oficial do Senado Federal traz para os cariocas uma programação bastante diversificada, incluindo transmissão ao vivo dos debates e votações que acontecem no Plenário e nas comissões temáticas da Casa, noticiários e programas jornalísticos, reportagens especiais, além de serviços de utilidade pública e atrações culturais. A programação musical privilegia a MPB, destacando desde os artistas mais consagrados até os jovens talentos nacionais.

Com a ativação do sinal nesta semana, ainda em caráter experimental, a capital fluminense se junta a outros 13 municípios que, além da sede em Brasília, compõem a rede legislativa FM da emissora. As outras são Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Rio Branco (AC), São Luís (MA) e Teresina (PI).

 A instalação da Rádio Senado no Rio de Janeiro e nas demais capitais brasileiras é viabilizada por meio de acordos de cooperação técnica com parceiros locais. No caso do Rio, o Senado Federal forneceu o transmissor e demais equipamentos, e a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) fica responsável pelo custeio e manutenção da estação radiodifusora, passando a dispor de um espaço de até 4h diárias para transmissão de conteúdos institucionais próprios dentro da frequência da Rádio.

Inaugurada em janeiro de 1997, a Rádio Senado cumpre o papel de aproximar o Senado Federal do cidadão, por meio de uma comunicação objetiva, plural e de credibilidade. Nesses quase 25 anos de atividade, transformou-se em emissora de referência na divulgação dos trabalhos do Legislativo, e também da cultura brasileira.

Para a diretora da Secretaria de Comunicação do Senado, Érica Ceolin, transmitir no Rio de Janeiro é um passo que tem a sensação de dever cumprido.

— Há anos trabalhamos para transpor o relevo da cidade maravilhosa para ver ampliada a transparência das atividades legislativas, desejo do Senado e dos senadores. Quanto mais pessoas ouvindo o Parlamento, maior a participação política, reforço para a nossa democracia. Os veículos de comunicação do Senado privilegiam a informação direto da fonte, de forma plural e com credibilidade, então, é motivo de orgulho e alegria chegarmos com nosso sinal em mais uma capital brasileira — afirmou.


SERVIÇO - RÁDIO SENADO NO RIO DE JANEIRO

► Como sintonizar: frequência FM 105,9 MHz
► Conteúdo da programação: atividades legislativas, jornalismo, cultura e utilidade pública
► Contato: whatsapp: +55 61 98611-9591
► Site: senado.leg.br/radio
► Mídias sociais: Facebook, Twitter, Instagram

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid