Premiação, votações e ação social marcam o Março Mulher no Senado

07/03/2023, 19h37

O Senado Federal tem programação especial para comemorar o mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Além da premiação do Diploma Bertha Lutz, estão programadas outras atividades que visam a promoção da equidade de gênero.

As votações no Plenário também darão destaque para assuntos de interesse da população feminina, com uma pauta específica.

Homenagens

A entrega do Diploma Bertha Lutz acontece nesta quarta-feira (8), durante sessão de Premiações e Condecorações, a partir de 9h, no Plenário do Senado. A premiação homenageia sete mulheres que deram contribuição relevante à defesa dos direitos e das questões de gênero no Brasil.  

Os nomes foram indicados pela bancada feminina no Senado: Ilona Szabó de Carvalho, Ilana Trombka, Nilza Valéria Zacarias, Rosa Weber, Rosângela Silva, Clara Filipa Camarão e Glória Maria.

Votações

A bancada feminina apresentou uma relação com 15 projetos prioritários para votação no mês da mulher com o objetivo de assegurar direitos e proteção para as mulheres.

Dentre os projetos de lei está o PL 2.083/2022 que estabelece medidas para reforçar a proteção da mulher vítima de violência doméstica e familiar, principalmente contra ameaças feitas por agressores já condenados.  Outra proposta, o PL 781/2020, prevê mais ações de fiscalização das medidas protetivas para mulheres em situação de violência doméstica e familiar e estimula a criação de delegacias especializadas de atendimento à mulher (Deam) com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Para acompanhar as decisões do Plenário do Senado Federal acesse aqui.

Livros e conversa

Dois lançamentos de livros estão previstos neste mês de março no Senado. Nesta quarta-feira (8), às18h30, na Biblioteca do Senado, será a vez do livro “Trinta tretas”, de Marluci Ribeiro.  Também na Biblioteca do Senado será lançado, no dia 15, ás 18h30, o livro “Equidade de Gênero no Senado Federal”

No dia 14 de março, às 9h, será realizada sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e ao Marco Legal da Primeira Infância, no plenário do Senado.

A programação do mês inclui o Programa Mulher 50+: Roda de conversa “Fato ou fake: chip da beleza, reposição hormonal e saúde feminina”, no Auditório Antonio Carlos Magalhães do Interlegis, no dia 17, a partir de 10h. E no dia No dia 21 de março será lançado o minicurso Estatuto da Igualdade Racial

As atividades serão encerradas no dia 30, com o Roda de Leitura deste mês. O tema em debate será “A radical imaginação política das mulheres negras”, na Biblioteca do Senado, às 17h.

A Campanha “Tudo por Elas” também integra o calendário de festiviadade, com a entrega de itens de higiene pessoal, acessórios femininos e tecido para as bolsas para as senhoras do lar de idosos São Vicente de Paulo e mulheres vítimas de violência doméstica da Casa Abrigo e Casa Flor. A promoção é da Liga do Bem que recebeu as doações até o dia 3 de março.

 

 

 

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid