Posse presidencial entra na etapa final de organização no Senado

07/12/2022, 12h21

A cada quatro anos, o mês de dezembro se torna particularmente intenso no Senado. A data marca a reta final dos preparativos para a cerimônia de posse presidencial no dia 1º de janeiro, evento que envolve diversos setores do Congresso.

De acordo com a diretora da Secretaria de Relações Públicas e Comunicação Organizacional do Senado, Ana Lucia Novelli, os preparativos começaram no primeiro semestre deste ano, com a definição do roteiro da cerimônia e o levantamento das necessidades de infraestrutura de cada setor envolvido.

—  Realizamos reuniões para identificar as demandas das áreas e apontar o papel de cada unidade para o sucesso do evento. Fizemos testes nos trajetos em que serão instalados os tapetes vermelhos, sugerimos melhorias no cabeamento para as emissoras de televisão e definimos os requisitos para a impressão dos convites.

Esses preparativos são importantes para que a organização da etapa final seja dedicada às questões operacionais de montagem do evento. É o momento de preparar a lista de convidados, imprimir e expedir os convites, definir as equipes de trabalho para o dia da cerimônia, elaborar os croquis e mapas com o planejamento da ocupação dos espaços, separar o mobiliário e fazer as reuniões precursoras com os convidados estrangeiros.

Para que tudo transcorresse da melhor forma possível, Ana Novelli destaca que o planejamento de todo o evento se estruturou em torno de cinco eixos: convites, imprensa, receptivo, infraestrutura e cerimonial. O trabalho da Secretaria de Relações Públicas conta com o apoio de outras secretarias do Senado e do setor de Relações Públicas da Câmara.

Tecnologia

Uma das novidades desta posse é o uso de um QR Code nos convites, garantindo que sejam pessoais e intransferíveis. Além disso, a tecnologia facilita o trabalho do receptivo, que utilizará a identificação digital para o controle de acesso ao evento. O coordenador-geral de comunicação organizacional, Daniel Souza, explica como deve funcionar o sistema.

—  Serão disponibilizados celulares nos postos de trabalho para a leitura do QR Code. Com a apresentação do cartão, a leitura do código abrirá um aplicativo com as informações sobre o convidado.

A responsabilidade pela produção, impressão e expedição dos convites, além do cadastramento dos convidados, também é da Secretaria de Relações Públicas. Os convites estão impressos e em fase de produção final, e devem ser enviados nas próximas semanas.

Sessão solene

A responsável por organizar a sessão solene é a Secretaria Legislativa do Congresso Nacional (SLCN). A solenidade tem previsão constitucional e o rito está descrito no Regimento Comum do Congresso. Entre as atribuições da SLCN, está a elaboração do encaminhamento da sessão, a produção do termo de posse e a organização da Mesa.

A sessão da posse é presidida pelo presidente do Congresso Nacional, cargo ocupado pelo presidente do Senado. A Mesa também deve ser composta pelo presidente da República e vice eleitos, pelo presidente da Câmara, do Supremo Tribunal Federal, pelo primeiro secretário e outras autoridades. Após prestar o compromisso constitucional previsto no artigo 78, o presidente eleito é declarado empossado pelo presidente da Mesa.

—  Ao serem declarados empossados, presidente e vice devem assinar o termo de posse. Depois, devem discursar o presidente recém-empossado e o presidente do Senado, só os dois. Então, a sessão é encerrada. Parece curta, mas exige uma organização criteriosa e cuidadosa para a gente tentar antecipar tudo o que pode acontecer no dia — explica Roberta Lys, diretora da Secretaria Legislativa.

Assim como a Secretaria de Relações Públicas, a SCLN também está envolvida com a organização da posse desde o início do ano. Roberta explica que boa parte da produção pode ser antecipada, mas há alguns detalhes técnicos que só podem ser finalizados depois do resultado da eleição. Sobre o simbolismo da sessão, ela acredita que é a representação da democracia.

—  Essa sessão realiza a democracia, concretiza a vontade popular que foi ali depositada nas urnas. O presidente e o vice são diplomados, mas eles de fato tomam posse na sessão solene do Congresso Nacional.

Da Comunicação Interna

 

Saiba mais:

Imprensa terá credenciamento específico para posse presidencial

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid