Por direitos da mulher, Senado lança Cartilha da Vereadora

02/04/2024, 20h36

A Cartilha da Vereadora foi produzida pelo Programa Interlegis, interface do Senado Federal com as casas legislativas estaduais e municipais. E partiu da preocupação com o baixo número de câmaras municipais que contam com estruturas voltadas à defesa dos direitos da mulher e de combate à violência de gênero. De acordo com a Procuradoria da Mulher no Senado Federal, somente 690 dessas 5.568 casas têm instalada uma Procuradoria da Mulher. Já na esfera estadual, a situação é menos preocupante, uma vez que o órgão funciona em 22 das 27 unidades federativas, e outros três estados analisam sua instalação.

Diante dessa realidade, a publicação foi pensada para levar às atuais e futuras parlamentares municipais orientações na busca por espaços de representação na câmara, além de incentivá-las a inaugurar órgãos com a prerrogativa de defender direitos e combater crimes e injustiças, como Procuradoria da Mulher, Observatório da Violência, Corregedoria e Comitê de Equidade. Além disso, estimula ações coordenadas com outros órgãos, como o Ministério Público e as polícias locais.

Fernando Meneguin, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão que coordena os trabalhos do Interlegis, acredita que a Cartilha da Vereadora pode ajudar a mulher parlamentar a vencer desafios dentro e fora da casa legislativa.

“Além das orientações para a melhor atuação parlamentar, trata-se de fomentar o empoderamento feminino no legislativo e nos diversos segmentos sociais” - frisa o diretor do ILB/Interlegis.

O evento contará com a presença da procuradora da Mulher no Senado, senadora Zenaide Maia, além de outras senadoras e senadores, e da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka. Cinco vereadoras, representando as regiões do país, receberão exemplares da Cartilha para levarem aos seus estados.

Leia a Cartilha da Vereadora aqui.

Serviço                                                                                                                                                 

Lançamento da Cartilha da Vereadora
Dia: 9 de abril de 2024
Hora: 19h às 21h
Local: Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho
          Anexo II, Senado Federal, Via N2
Contatos para entrevistas: Nilo Bairros (61 99976-5573) ou Flavia Oshiro (11 98507-4070)
 
 
   
Saiba mais:
Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid