Participação do Legislativo na Voz do Brasil completa 60 anos
18/04/2023, 19h50
Em 25 de abril de 1963 foi ao ar, pela primeira vez, o horário destinado às notícias do Senado Federal e da Câmara dos Deputados dentro da Voz do Brasil, Esse é o tema da reportagem especial da Rádio Senado que vai ao ar na próxima terça-feira (25).
Foi na década de 1960 que os trabalhos do Legislativo começaram a ser divulgados pelo jornal A Voz do Brasil, que está há 86 anos no ar. Anteriormente, apenas o poder Executivo tinha espaço na grade do programa. Passados 60 anos desde as primeiras notícias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a constatação é certa: o programa trouxe mais transparência ao informar as principais ações do Poder Legislativo, levando notícias de leis aprovadas e ações de representantes eleitos pela população a todos os cantos do país.
A voz do Senado
A segunda meia hora do programa A Voz do Brasil é composta por jornais do Legislativo. No Senado, são 10 minutos de notícias. Na Câmara, noticiário que vem logo em seguida, são 20 minutos. A determinação para que a Voz do Brasil contemplasse notícias da Câmara e do Senado veio com a publicação do Código Brasileiro de Telecomunicações - Lei 4.117/1962. E assim, no dia 25 de abril de 1963, foi ao ar o primeiro programa com notícias do Poder Legislativo. O primeiro programa teve a participação do Senador Auro de Moura Andrade, então presidente do Congresso Nacional. Na ocasião, Andrade declarou que o Congresso Nacional usaria o rádio “em favor da paz, da liberdade e das verdades que compõem o sentido da vida do nosso povo”.
Especialistas lembram que no início da Nova República, o primeiro governo civil - após o regime militar entre as décadas de 60 e 80 - quis reformular a Voz do Brasil, adequando-a aos pressupostos de democracia e participação. Hoje, as equipes de jornalismo da Câmara e do Senado trabalham cotidianamente para que os jornais retratem a pluralidade de opiniões representadas no Parlamento, com foco em informação isenta e de qualidade.
No Senado, a equipe da Voz do Brasil é composta por três servidores, que diariamente estão atentos a discursos, projetos de lei apresentados e aprovados. A ideia é sempre levar, da forma mais clara e objetiva, as informações de como propostas e decisões podem impactar a vida dos cidadãos brasileiros.
Emissoras de todo o país recebem o conteúdo pelas ondas da Rádio Nacional, mas a Rádio Senado — que produz o noticiário o Jornal do Senado, como os 10 minutos são denominados — disponibiliza o conteúdo na internet, de segunda a sexta-feira. O trecho fica disponível para download na página da Rádio na internet. Pode ser encontrado ainda na forma de podcast.
Saiba mais sobre a Voz do brasil:
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"