Novo portal do Senado e Câmara mostrará evolução das normas jurídicas

22/09/2021, 19h14

O Senado e a Câmara dos Deputados vão lançar, no dia 4 de outubro, o novo portal de legislação brasileira. No site, o usuário terá informação completa sobre os textos legais, como a versão atual, as anteriores e as alterações realizadas, segundo João Lima, chefe do Serviço de Soluções para Informação Legislativa e Jurídica (Seleju) do Prodasen.

— Não tenho dúvidas de que o que fizemos é algo que não existe no mundo. Isso será muito importante para a sociedade, para que a gente consiga reduzir o custo Brasil e, mais ainda, para o processo legislativo, que precisa de uma fonte confiável — diz o servidor, que desenhou o portal juntamente com colegas da Câmara.

Segundo João Lima, até a criação do portal, o Senado e a Câmara contavam cada qual com suas bases legislativas. A ideia, disse, foi juntar as duas bases, comparando os metadados e melhorando a qualidade da informação.

Linha do tempo

Um dos recursos da plataforma é a linha do tempo das normas. Assim, será possível ver as várias versões do texto legal cronologicamente e também durante um determinado período. A regulamentação vai ser igualmente apresentada, além das proposições em tramitação e os acórdãos relativos à norma.

— Se um juiz está julgando um ato que ocorreu em 2015, interessa a ele saber como era a norma em 2015. Será que ele consegue fazer isso de forma fácil? No site, será possível apresentar a norma de muitas maneiras. E até mesmo numa visão gráfica, com gráficos gerados automaticamente — diz o servidor, lembrando que tempus regit actum, expressão em latim que significa literalmente “o tempo rege o ato”.

Segundo João Lima, um dos objetivos da plataforma é detalhar como o texto evoluiu: o que foi acrescido, alterado e até excluído. Outra possibilidade é pesquisar quais PECs (propostas de emenda à Constituição) em tramitação alteram um artigo constitucional e a hierarquia de regulamentação de um dispositivo. É o caso, por exemplo, da lei e decreto que regulamentam um artigo da Constituição.

— Temos como norte o usuário, que tem a necessidade da informação. O usuário poderá escolher o que interessa a ele — afirma João Lima, lembrando que a plataforma será acessível também em dispositivos móveis.

Da Comunicação Interna

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid