Lançada a edição 2022 do Programa Jovem Senador

O Senado Federal lançou a edição 2022 do Programa Jovem Senador. Os participantes serão selecionados por meio de um concurso de redação realizado em escolas públicas de ensino médio de todo o país. O tema deste ano é “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

Na primeira fase da seleção, as secretarias da educação dos estados e do Distrito Federal vão escolher as três melhores redações dos estados e do Distrito Federal. Na segunda fase, uma comissão julgadora vai escolher, dentre os finalistas estaduais, os 27 estudantes que serão aclamados jovem senadores ou senadoras. 

Os vencedores e seus respectivos professores orientadores, participarão da Semana de Vivência Legislativa, a realizar-se no período de 27 de junho a 01 de julho de 2022. Durante a Vivência, os jovens senadores e senadoras elaboram proposições legislativas que podem ser aceitas como Projetos de Lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.  Desde o início do Projeto, já foram apresentadas 54 proposições, sendo que 40 foram aceitas como projetos de Lei do Senado e 2 como Proposta de Emenda à Constituição.

O regulamento do concurso, assim como a folha de redação e a ficha de inscrição, estão disponíveis no site do Jovem Senador.

Presidente lançou o Programa - Ao fazer o lançamento do Programa, o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, afirmou em plenário que “a educação para a cidadania é o caminho para a participação ativa e consciente dos nossos jovens cidadãos”. Rodrigo Pacheco agradeceu o apoio dos governos estaduais e do Distrito Federal que por meio das secretarias de Educação promovem o concurso nas salas de aulas das redes estaduais de ensino.

Esta é a 10ª edição do Jovem Senador, um programa que já mobilizou quase dois milhões de estudantes e milhares de escolas e professores. O Senado Federal acredita no poder da educação para mudar a realidade brasileira e trazer do campo das ideias para a vida prática os conceitos de democracia, ética e participação política. 

Calendário da Edição 2022

  • Entrega das redações - Até 18/03/2022
  • Seleção dos finalistas estaduais - até 18/04
  • Anúncio dos 27 jovens senadores e senadoras - 06/05
  • Anúncio do vencedor do Concurso de Redação - 11/05
  • Semana de Vivência Legislativa - 27 de junho a 01 de julho de 2022

Saiba Mais:

Presidente do Senado lança Programa Jovem Senador 2022

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Banner Combate à Covid