Jovem Senador promove Semana de Vivência Legislativa

21/08/2023, 12h40

Já estão em Brasília os 27 vencedores do concurso de redação do programa Jopvem Senador de 2023, para a Semana de Vivência Legislativa, que ocorrerá de 21 a 25 de agosto. Os estudantes, acompanhadas de seus professores, conhecerão as atividades parlamentares e o funcionamento do Poder Legislativo. Entre as atividades estão debates em comissões, sessões especiais e uma exposição montada no Congresso Nacional para contar a história do programa. 

Audiência pública

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza uma audiência pública no dia 23 de agosto, às 9h, para debater o tema "Saúde mental nas escolas públicas", que também foi abordado pelo Concurso de Redação do Senado Federal este ano. O evento discutirá medidas para promover o bem-estar psicológico dos estudantes e a criação de ambientes escolares mais saudáveis.

Com o título Saúde Mental nas Escolas Públicas: promovendo ambientes de aprendizado saudáveis, a audiência discutirá com representantes da educação, psicólogos e jovens senadores o impacto da saúde mental na educação. O objetivo é explorar estratégias para estudantes lidarem com questões nas jornadas acadêmicas.

Uma característica da audiência é a participação ativa dos jovens senadores na condução dos trabalhos e nos debates. 

A participação da sociedade é fundamental para o sucesso da iniciativa. Interessados em contribuir com experiências e propostas poderão acompanhar o encontro presencialmente, ou assistir à transmissão ao vivo pelo canal da TV Senado no YouTube. Também serão disponibilizados canais de interação online para o envio de perguntas e comentários durante o evento.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Sessão especial

O Jovem Senador será celebrado em uma sessão especial no Plenário do Senado, no dia 22 de agosto, às 10h, com a presença de ex-presidentes da Mesa Jovem de edições anteriores e colaboradores que ao longo dos anos contribuíram para a realização do programa. 

Exposição

A exposição Da Sala de Aula ao Senado, o Amanhã Começa com a Nossa Voz, no Salão Negro, contará a história do programa do início até os dias atuais e a trajetória dos participantes, desde a inscrição no concurso de redação até a chegada a Brasília para tomar posse como jovens senadores.

Encerramento

A Semana de Vivência Legislativa termina com uma sessão de votação final dos projetos apresentados pelos jovens senadores no Plenário do Senado, tornando-se mais uma oportunidade para que os estudantes se envolvam no processo político e legislativo.

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid