Mostra de ilustrações botânicas no Senado une arte e consciência ambiental
07/04/2025, 16h07
Nesta quarta-feira (9), o Senado Federal inaugura a exposição Brasil Aflora: A Arte da Ilustração Botânica, às 14h, no espaço Senado Galeria. A mostra permanecerá aberta até 25 de abril.
Serão expostos desenhos de 17 espécies da flora brasileira, em impressões que vão do chão ao teto para que os detalhes possam ser apreciados. As artes foram cedidas ao Senado por artistas do Centro de Ilustração Botânica do Paraná (CIBP).
– Brasil Aflora convida o público a observar de perto a beleza e a diversidade da nossa flora. Ao valorizar essa expressão artística, reforçamos também nosso compromisso com a sustentabilidade – destaca Juliana Borges, coordenadora-geral da SRPSF.
Consciência ampliada
A iniciativa da Diretoria-Geral (DGer) e da Secretaria de Relações Públicas (SRPSF) está alinhada à política ambiental prevista na Carta de Compromissos da Casa, que desenvolve uma série de atividades sustentáveis: educação e conscientização ambiental nas visitas guiadas ao Viveiro do Senado; coleta seletiva de resíduos sólidos, compostagem de lixo orgânico, geração de energia solar por usina fotovoltaica; além de incentivar o uso de veículos elétricos e o consumo consciente.
— Essas ações reduzem o impacto ambiental direto da instituição, economizando recursos públicos a longo prazo e servem como modelo prático para outros órgãos governamentais e para a sociedade — afirma Humberto Mendes, gestor do Núcleo de Coordenação de Ações de Responsabilidade Social (NCas).
Onde nascem as ilustrações
A parceria entre Senado e Centro de Ilustração Botânica do Paraná resultou em mais dois produtos, que também exibem as ilustrações botânicas: a agenda institucional e o calendário de mesa 2025.
Coordenador de Divulgação da SRPSF, Thomas Jefferson Gonçalves adianta que os visitantes poderão levar marcadores de página com as ilustrações exibidas na mostra. Junto a cada ilustração, com explicações sobre a espécie botânica retratada.
O CIBP é uma entidade privada de caráter sociocultural e educativo, sem fins lucrativos, de utilidade pública, com sede no Jardim Botânico Municipal de Curitiba. Sua missão é valorizar a biodiversidade brasileira por meio da arte e do conhecimento científico.
Para o diretor do CIBP, Alessandro Cândido, a parceria é uma oportunidade de expandir essa missão e promover a consciência mais sensível.
— Ao destacar detalhes, proporções, texturas e cores com tanto cuidado, o artista consegue traduzir a beleza e a complexidade das plantas de um jeito que toca o público de forma profunda. É esse encantamento que abre portas para o conhecimento, para a valorização das espécies e para a preservação dos biomas — explica.
SERVIÇO
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"