Arquivo S mostra como Jânio Quadros tentou manobrar a política brasileira

05/12/2022, 11h06

Em 1961 o então presidente Jânio Quadros renunciou à presidência da República. Por trás da manobra, estava a crença de que as Forças Armadas e o Congresso Nacional iriam implorar por sua volta. Ele esperava, com isso, obter mais poderes para driblar as limitações burocráticas do sistema político. Ao menos, é o que os arquivos do Senado revelam por meio de documentos do próprio Jânio e de senadores que receberam a renúncia e repercutiram o ato.

matéria do jornalista Ricardo Westin para a série Arquivo S, parceria entre a Agência Senado e a Secretaria de Gestão de Informação e Documentação (Sgidoc), mostra que a manobra de Jânio, contudo, foi percebida por aliados e opositores. Em discurso logo após a renúncia, o senador Argemiro de Figueiredo (PTB-PB) afirmou que ceder ao desejo do ex-presidente seria a “morte da democracia”.

— A renúncia ao governo foi a tática premeditada de um homem que se julgava o único capaz de reorganizar a vida nacional […] Esperou retornar ao governo nos braços do povo e das gloriosas Forças Armadas para dirigir a nação como a queria governar: sozinho, mandando sozinho. A renúncia foi a primeira etapa do processo de uma ditadura que se tinha em vista — disse o parlamentar.

Tiro pela culatra

De acordo com os registros históricos sobre o tema, Jânio apostava que as Forças Armadas não tolerariam a posse do vice-presidente João Goulart.  Na visão dele, os militares, mais identificados com a direita conservadora, teriam medo de que o Brasil tomasse o caminho do comunismo. Quando veio a renúncia, inclusive, Jango estava na China em uma missão oficial armada por Jânio.

A princípio, os militares de fato vetaram a posse de Jango. Diante dessa situação, o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, empenhou a Campanha da Legalidade, exigindo o cumprimento da Constituição. O plano de aumentar as pressões deu certo , mas deixou o Brasil à beira de uma guerra civil.

Os militares acabaram aceitando a posse de Jango, mas só depois da mudança do sistema político de presidencialismo para parlamentarismo. A manobra de Jânio acabou não surtindo o efeito que ele tinha imaginado.

Em 1963, o Brasil voltaria a ser regido pelo presidencialismo e as Forças Armadas novamente voltariam a flertar com o golpismo. Mas aí já é outra história.

Leia a íntegra da matéria: "Há 60 anos, Congresso aceitou renúncia e abortou golpe de Jânio Quadros"

da Comunicação Interna

 

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid