Spol e PCDF combatem golpes que usavam imagens de senadores
Informamos que a Divisão de Falsificação e Defraudações (DIFRAUDES) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em operação conjunta com a Polícia do Senado Federal (Spol), cumpriu mandado de busca e apreensão na Cidade Ocidental, nesta quinta-feira (20).
O objetivo da ação foi desarticular uma organização criminosa especializada em aplicar golpes em vereadores e gabinetes de prefeituras municipais, em todo o território nacional, utilizando imagens de senadores da República.
De acordo com as investigações, o estelionatário enviava mensagens eletrônicas, por meio de WhatsApp, em nome de Senadores da República, direcionadas a pessoas da base eleitoral de cada parlamentar.
Nas mensagens, o criminoso alegava a existência de doações de alimentos perecíveis pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para determinados municípios, que seriam intermediadas por um terceiro indicado.
O esquema criminoso funcionava quando esse suposto "intermediário", o próprio falsário, exigia das vítimas o envio de valores em dinheiro por meio de transferência via PIX, para custear a liberação e transporte das doações inexistentes.
Durante as diligências realizadas hoje, foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos, incluindo pen-drives e celulares utilizados pelo criminoso para cometer as fraudes. O material apreendido será submetido à perícia técnica para aprofundamento das investigações.
Até este momento mais de 50 ocorrências relacionadas a este golpe foram registradas na Secretaria de Polícia do Senado Federal, demonstrando a amplitude da atuação criminosa.
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"


