Nota de Esclarecimento

Senado responde à coluna Radar de Veja sobre processo judicial

Prezado jornalista Lauro Jardim, da Revista Veja,

A propósito da nota “Renan versus PF”, publicada em sua coluna Radar, da Revista Veja desta semana, não procede a informação de que o Presidente do Senado Federal tenta impedir a Polícia Federal de investigar o Senado. Como ocorre em toda a Administração Pública, é dever de ofício de qualquer órgão citado judicialmente promover sua defesa, por meio de recursos, até o trânsito em julgado de ações em que esteja envolvido. E, no caso do Senado, a tarefa não é de responsabilidade do Presidente da Instituição, mas da Advocacia da Casa.

Além disso, não existe nenhuma disputa entre a atuação da Polícia Legislativa do Senado Federal e a Polícia Federal, como sugerido no texto da coluna. Cada uma delas tem suas atividades determinadas pela legislação do país e cabem às instituições acatarem e respeitarem o que está em Lei.

Quanto às compra dos equipamentos ali citados, todos os procedimentos licitatórios foram realizados dentro dos rigorosos parâmetros determinados pela Lei 8.666/1993. A íntegra dos contratos deles resultantes pode ser acessada no Portal da Transparência do Senado Federal.

Por fim, cabe esclarecer que, pelo mesmo dever de ofício, a Advocacia Geral do Senado Federal ingressou com Embargo de Declaração, junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no último dia 04 de maio, com o objetivo de obter a confirmação das atribuições regimentais e constitucionais da Polícia Legislativa do Senado Federal. O processo encontra-se pendente de julgamento naquela Corte, até o presente momento.

O teor das decisões anteriores do Tribunal Regional Federal, assim como dos instrumentos recursais formulados pela Casa, estão sob a guarda do Poder Judiciário, podendo ser acessados por qualquer cidadão, já que não há decretação de sigilo nos autos.

 

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa do Senado Federal

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid