AVISO DE PAUTA

Senado realiza colóquio para jornalistas sobre os seus 200 anos

A compreensão do papel do Senado Federal em seus 200 anos de história será tema de um colóquio voltado para a imprensa externa que cobre as atividades da Casa e para os demais jornalistas interessados.

Marcado para o próximo dia 4 de março, no auditório Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis, em formato de talk-show, o evento vai reunir o professor e historiador Antonio José Barbosa e o consultor legislativo e também historiador Dario Alberto de Andrade Filho. Participam da abertura o senador Rogério Carvalho (PT-SE), primeiro-secretário e presidente da Comissão Curadora dos 200 anos do Senado Federal, e Ilana Trombka, diretora-geral da instituição.
Barbosa fará a conferência inicial abordando a importância do Senado no Império e na República, discorrendo sobre os principais eventos da vida nacional, enquanto que Andrade Filho levantará questões para debate, com a participação ativa dos jornalistas participantes.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Plataforma Saberes, do ILB, no link: https://saberes.senado.leg.br/course/view.php?id=2668 (chave de acesso: cj200). Serão oferecidos certificados aos participantes que comparecerem ao local do evento. Para os inscritos, será disponibilizado na plataforma um estudo preparado por Andrade Filho sobre a ação do Senado ao longo de sua trajetória histórica.

Sobre os palestrantes convidados

Antonio José Barbosa é graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre e doutor em História pela Universidade de Brasília. Foi consultor legislativo do Senado Federal (1988-2012) e professor no Departamento de História da UnB (1987-2019), além de ter exercido o cargo de secretário executivo do Ministério da Educação (1993-1994). É autor de publicações diversas em livros e na imprensa e professor de História do Parlamento no ILB/Senado e Cefor/Câmara dos Deputados.

Dario Alberto de Andrade Filho é graduado em História pela UNESP, campus de Franca (1993), e em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (2003). É mestre em História pela Universidade de Brasília (2007). Foi professor em cursos de graduação e pós-graduação. Desde 2002, é consultor do Senado Federal, na área de Pronunciamentos.

 

Serviço                                                                                                      
Colóquio para jornalistas: 200 anos do Senado Federal
Data: 4 de março de 2024
Hora: 14 às 17h30
Local: Auditório Antônio Carlos Magalhães, do Interlegis
Inscrições: https://saberes.senado.leg.br/course/view.php?id=2668 (chave de acesso: cj200)
 
Assessoria de Imprensa
Senado Federal
Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid