Viagens

Senado explica a O Globo compra de passagens aéreas

A Assessoria de Imprensa do Senado Federal encaminhou ao jornal O Globo, nesta terça-feira, 11, as informações abaixo em resposta a questionamentos sobre passagens aéreas:

"O servidor Aloysio Britto Vieira teve o seu pedido de demissão da Coordenação de Apoio aos Parlamentares aceito pela Administração do Senado nesta terça-feira, 11. Estava no cargo de coordenador desde abril do ano passado (Portaria de Diretoria-Geral 1586/2013). Foi inocentado em ação civil pública (Autos 2008.9164-8 Justiça Federal – Seção Judiciária do Distrito Federal) movida pelo Ministério Público em 2008 por suposta corresponsabilidade em irregularidades em licitações. Na decisão, de 13 de agosto de 2013, o juiz federal Heitor Moura Gomes afirmou que “logicamente, não comprovada a fraude nas licitações e, por isso, não havendo que se falar em improbidade administrativa” e rejeitou os pedidos de condenação dos acusados, de nulidade das concorrências e de ressarcimento/restituição ao erário. Em 13 de janeiro de 2014, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou provimento a recurso impetrado pelo Ministério Público (RECURSO EM SENTIDO ESTRITO Nº 0022467-41.2010.4.01.3400/DF) contra a rejeição de denúncia decidida em primeira instância em ação penal sobre o mesmo assunto.

O Senado Federal assinou em 18 de agosto de 2013 com a empresa Voetur contrato emergencial para “a prestação de serviços de reserva, emissão, marcação, remarcação e cancelamento de bilhetes de passagens aéreas, nacionais e internacionais, e emissão de seguro de assistência em viagem internacional, durante o período de 180 (cento e oitenta) dias corridos ou até a conclusão do procedimento licitatório tratado nos autos do Processo nº 0200.004274/2013-44, o que ocorrer primeiro”. O Contrato 076/2013, disponível no Portal da Transparência (http://www.senado.gov.br/transparencia/liccontr/contratos/contrato.asp?nc=20130076&cc=2855), como todos os demais contratos ativos do Senado, foi firmado em caráter emergencial para atender a normas do TCU à época recém-editadas, que não poderiam ser contempladas na licitação regular que já estava em andamento, em tempo hábil de garantir a continuidade do fornecimento de passagens para o Senado.

No Senado, as contratações emergenciais são feitas em sessão pública em que as empresas apresentam propostas e disputam preço, ficando tudo registrado em ata assinada por todos os presentes. As áreas solicitantes de contratações elaboram o projeto básico com base no qual é redigido o edital e não interferem ou participam das licitações, mas habitualmente são chamadas a assistir à sessão pública e, ao final, atestar a conformidade técnica da proposta declarada vencedora pelo pregoeiro. Foi na condição de representante da Coordenação de Apoio aos Parlamentares – COAPAR que o coordenador à época, Aloysio Britto Vieira, acompanhou a licitação e assinou também a ata da licitação.

O coordenador da COAPAR não tem ingerência na gestão do Contrato 0076/2013, que é exercida por dois outros servidores a quem cabe, como a qualquer gestor de contratos no serviço público, verificar e atestar as notas e verificar se estão de acordo com os termos do contrato.

A Coordenação de Apoio aos Parlamentares do Senado tem, entre as suas atribuições, a responsabilidade de gerenciar a concessão de passagens solicitadas pelas diferentes áreas do Senado para senadores e servidores, em viagens oficiais. A área envia o pedido, apresentado por meio de processo interno devidamente autorizado pela Administração e a COAPAR solicita pesquisa de preços à agência contratada e repassa aos solicitantes. Os parlamentares indicam as opções de trechos mais adequadas às suas necessidades e, no caso dos servidores, a própria Coordenação escolhe a passagem mais econômica para o Senado, desde que também atendidas as necessidades de serviço que motivaram a solicitação. Sempre que não há urgência, ou seja, quando é possível apresentar as solicitações com antecedência, é possível obter passagens mais baratas.

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa do Senado Federal"

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid