Transparência no Senado

Senado comenta relatório da ONG Artigo 19

Prezada jornalista Ivana Campos, da TV Brasil,

Conforme solicitado em 14/05/2015, a Assessoria de Imprensa do Senado Federal tem a informar o que segue em relação ao relatório “Monitoramento da Lei de Acesso à Informação Pública em 2014”, lançado pela ONG Artigo 19:

O Senado Federal e a Câmara dos Deputados, embora constituam o Legislativo federal, implantam de forma separada e autônoma os mecanismos e ferramentas de disponibilização de informações aos cidadãos, preconizada pela LAI;

A Casa busca constantemente revisar a disposição das informações públicas em seu Portal, de modo que elas sejam de fácil e rápido acesso. Cabe lembrar que o Senado Federal, ao lado da Câmara dos Deputados, é um dos órgãos políticos fundamentais na consolidação da democracia e na estabilidade das instituições e um dos responsáveis pela produção legislativa federal. Logo, a grande maioria das extensas informações produzidas e sob sua guarda são de grande relevo à história do Brasil. Priorizar o que deve ganhar destaque e tornar isso disponível de forma clara e objetiva é um enorme desafio, considerando, ainda, que o acervo informacional do Senado Federal contempla os anos de 1826 até os dias atuais.

Ao contrário do veiculado, o Senado divulga em seu site relatórios estatísticos contendo a quantidade de pedidos de informação recebidos, atendidos e indeferidos, não só no formato anual, como prevê a LAI, mas também mensalmente, o que é pouco usual nas demais instituições: http://www12.senado.gov.br/transparencia/ctcs/relatorios-lai-1;

Contrariamente ao relatório de referência, o Senado utiliza um formulário próprio para os atendimentos de pedidos de informação (http://www.senado.gov.br/transparencia/formtransp.asp), distinto do formulário utilizado no “Fale com o Senado” (http://www.senado.gov.br/senado/falecomosenado/?a=f). O formulário destinado aos pedidos de informação será reformulado em breve, visando a melhoria do atendimento. Uma das alterações é justamente no sentido de possibilitar o registro com CNPJ. Quanto ao modelo de formulário, o cidadão que queira apresentar o pedido de informação junto ao SIC físico é encaminhado a um dos terminais de atendimento para preenchimento do formulário eletrônico disposto no Portal do Senado, recebendo as orientações necessárias. Essa medida resulta numa prática mais sustentável com um trâmite menos burocrático e com mais celeridade processual, mais facilidade de acesso e maior economia.

Quanto às dificuldades no sistema, no sentido de aprimorar os canais de comunicação com o cidadão, foi constituído em 2014 um grupo de trabalho para desenvolver um modelo de gestão integrada das demandas da LAI no Senado Federal. O relatório com as conclusões desse trabalho já foi apresentado e medidas estão sendo tomadas para a implementação de um sistema de apoio ao Serviço de Informação ao Cidadão no Senado Federal; e

Por fim, a Lei de Acesso à Informação, ao mesmo tempo em que regulamenta o acesso à informação pública, resguarda o sigilo de informações imprescindíveis à segurança da sociedade e do Estado. Ademais, existem informações de cunho pessoal que podem violar o direito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas, e que por isso estão protegidas pela Constituição. Destacam-se também as informações protegidas por legislação específica, mediante autorização constitucional, como é o caso dos sigilos fiscal, postal, telefônico e das investigações criminais. Considerando os 1.090 pedidos de informação enviados ao Serviço de Informação ao Cidadão durante o segundo ano de vigência da Lei de Acesso à Informação (maio/2013 – abril/2014), o Senado Federal precisou, em apenas 3% deles (27 pedidos), manter a proteção de informações sigilosas ou de caráter pessoal. Neste sentido, há uma proposta de manualização de diretrizes e procedimentos para a classificação de documentos nos níveis de ultrassecreto, secreto e reservado, que se encontra em análise pela alta administração da Casa e fará parte de uma das muitas ações voltadas para aumentar ainda mais a Transparência no acesso à Informação do Senado Federal.

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa do Senado Federal

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid