Pregão eletrônico

Senado adquire equipamentos para armazenamento de informática

Compra por meio de pregão eletrônico permitirá dobrar a capacidade de armazenamento

O Senado realizou no último dia 8 de maio pregão eletrônico para a aquisição dos chamados storages, que compõem a área de armazenamento de informações da rede do Senado. Essa compra integra o processo de renovação da estrutura de informática da instituição, que visa a dar estabilidade e confiabilidade à rede, preservando a memória da Instituição e garantindo a segurança e a integridade das informações para as gerações futuras.

Os sistemas de armazenamento atualmente em operação já haviam atingido sua vida útil, que gira em torno de cinco anos. A continuidade do uso desses equipamentos colocaria em risco a segurança dos dados neles armazenados, em virtude de dificuldades em relação à sua manutenção.

Os equipamentos adquiridos serão incorporados à estrutura do Prodasen no decorrer de 2014 e irão garantir melhor desempenho e mais capacidade para atender às demandas sempre crescentes do Senado. O pregão permitiu uma redução de 64% dos gastos previstos originalmente e garantiu que a capacidade de armazenamento do Prodasen mais do que dobrasse, saindo dos atuais 268 terabytes para cerca de 600 terabytes. A aquisição vai possibilitar ainda que a velocidade de processo seja ampliada: os equipamentos atualmente utilizados permitem conexões de 1 megabyte; já os novos storages podem ser conectados a até 10 megabytes. Apesar de sua complexidade, a definição técnica precisa permitiu ampla participação – os cinco maiores fornecedores de storages do mundo apresentaram propostas na licitação realizada pelo Prodasen.

A infraestrutura de Tecnologia da Informação está na base da operação dos serviços de informática, que, por sua vez, são críticos para o funcionamento do Senado. Tais serviços constituem processos de suporte a atividades legislativas típicas, como a elaboração das Leis de Diretrizes Orçamentárias e Orçamentária Anual e a tramitação de matérias a serem votadas. E também às atividades essenciais ao funcionamento da Casa, como as de cunho gerencial e administrativo. Impacta, ainda, os serviços e veículos da Comunicação Social, o acesso à internet e os equipamentos primordiais ao trabalho diário, como microcomputadores e impressoras.

Com a adoção da modalidade de Ata de Registro Preços, as aquisições autorizadas no processo serão realizadas na medida da necessidade da instituição.

Assessoria de Imprensa do Senado Federal

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid