Nota de Esclarecimento

Senac abrirá restaurantes e lanchonetes-escolas no Senado

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) instala, ainda neste semestre, dois restaurantes-escolas e duas lanchonetes-escolas no Senado: Restaurante Escola dos Senadores (Bloco B), Restaurante Escola de Massas e Risotos (Praça da Alimentação), Café Escola do Senado (térreo do Edifício Principal) e o Café Escola do Prodasen. A iniciativa resulta de parceria formalizada no Acordo de Cooperação 1/2011 e aditivos pelo qual o Senado monta e equipa as cozinhas e demais espaços e o Senac faz os projetos, fornece utensílios, toalhas e guardanapos e opera os restaurantes com as equipes de chefs professores e seus alunos em treinamento.

 

Ao fazer a opção pelo modelo de restaurante-escola o Senado acompanha instituições como a Câmara dos Deputados, a Controladoria Geral da União-CGU e o Ministério da Justiça, que já abrigam restaurantes-escola operados pelo Senac. Oferece a perspectiva de um serviço de qualidade, desenvolvido por instrutores especializados, permanentemente orientando e acompanhando as equipes de alunos em treinamento, com a vantagem, para os usuários, de um preço final de alimentação abaixo do mercado. Trata-se, ainda, de uma iniciativa de responsabilidade social do Senado.

 

O Senac é uma entidade de caráter privado, mantida por empresas que destinam uma contribuição compulsória para a instituição para promover capacitação profissional de trabalhadores das áreas de comércio de bens, serviços, turismo e saúde.

 

Em cumprimento à sua parte no acordo de cooperação, o Senado adquiriu por licitação diversos equipamentos profissionais para os restaurantes-escolas e para as lanchonetes-escolas, tendo obtido redução substancial entre o preço estimado e o preço final em todos os itens. As aquisições destinam-se a cozinhas de estabelecimentos comerciais, que necessitam de equipamentos compatíveis, sujeitos a normas de saúde pública e de garantia da segurança dos alimentos.  Um exemplo de equipamento para atender ao caso específico é o de um aparelho de congelamento industrial, capaz de congelar muito rapidamente os alimentos para evitar contaminação, entre outras funcionalidades, muito diferente de um freezer doméstico comum.

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid