Produtividade do Senado Federal

Secretaria-Geral da Mesa esclarece matéria do Correio Braziliense sobre produtividade legislativa

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Correio Braziliense – 04/04/2014

“Produtividade em Queda livre”

Não é verdade que a produtividade legislativa do Senado Federal tenha diminuído em ritmo e qualidade, como afirma a matéria “Produtividade em Queda livre”, publicada pelo jornal “Correio Braziliense desta sexta-feira, 04. Só nesses primeiros dois meses, fevereiro e março, o Senado realizou 42 sessões plenárias, onde foram aprovados 99 projetos, número superior ao mesmo período de todos os anos anteriores, mesmo sem contar os 44 Projetos de Decreto Legislativo referentes à renovação e concessão de rádio e televisão. Da mesma forma, o número de sessões, ao contrário de diminuir, tem seguido tendência crescente na comparação com fevereiro e março de anos anteriores e só em 2012, quando chegou a 49, foi superado.

O Plenário do Senado aprovou substitutivo ao projeto de lei que estabelece medidas de proteção às vítimas do tráfico nacional e internacional de pessoas e estabelece normas de prevenção e punição a esse tipo de crime, proposto pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, criada em 2011. Os senadores aprovaram também em Plenário o projeto de Lei do Senado que obriga as companhias telefônicas a identificar previamente, por um sinal sonoro padronizado, se haverá custo de interconexão entre operadoras, para telefones fixos e celulares, o que vai beneficiar o bolso e a renda de mais de 100 milhões de brasileiros. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou e enviou a plenário o projeto que tipifica como crime hediondo a exploração sexual de criança, adolescente e vulnerável, para os quais não há a possibilidade de pagamento de fiança e cujas penas são cumpridas em regime fechado e com tempo maior para a progressão de regime.

Nas comissões o trabalho legislativo de 2014 tem sido também de intensa agenda, onde ocorreram 96 reuniões de análise de projetos e audiências públicas nesses dois meses. Essas reuniões incluem reuniões para votação de projetos e de audiências públicas para discutir com especialistas convidados projetos e outros assuntos de interesse da sociedade. Foram 34 audiências em fevereiro e março. Em reunião conjunta das comissões de Assuntos Econômicos (CAE), Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, expôs os avanços obtidos durante a Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio, realizada em Bali, Indonésia, em dezembro de 2013, e as perspectivas futuras de normatização do comércio multilateral, principalmente com a eliminação dos subsídios agrícolas dos países desenvolvidos. Também foram discutidas a regulação da pesquisa clínica de medicamentos e a Política Nacional de Resíduos sólidos, tema de importância para o país, considerando que das cerca de 65 milhões de toneladas de resíduos sólidos produzidas por ano nas cidades brasileiras, apenas 4% são recicladas.

Reuniões realizadas em fevereiro e março:

Ano

2010

2011

2012

2013

2014

Plenário

42

39

49

38

42

Comissões

101

72

125

70

96

Total

143

111

174

108

138

Matérias aprovadas em fevereiro e março:

Ano

2010

2011

2012

2013

2014

Plenário/Comissões

87

71

90

67

99

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid