Imóveis

Resposta ao jornal O Globo a respeito dos imóveis sob a administração do Senado Federal

A Assessoria de Imprensa do Senado Federal prestou ao jornal O Globoas seguintes informaçõespara a matéria publicada "STJ e TCU se recusam a pagar por 14 apartamentos funcionais cedidos a ministros pelo Senado", publicada no último sábado, dia 19 de abril:

"Os imóveis sob a administração do Senado Federal ocupados por senadores são regulamentados, no que couber, pelo Decreto nº 980, de 11/11/1993, alterado pelo Decreto nº 4.528, de 18/12/2002, e, internamente, pelo Ato da Comissão Diretora nº 24, de 1992 e Ato do Presidente nº 09, de 2003. São 72 apartamentos funcionais.

Os senadores que não ocupam imóveis funcionais podem optar por auxílio-moradia. O benefício visa cobrir despesas com aluguel ou diária de hotel. Os gastos precisam ser declarados e comprovados formalmente.

Os dados sobre o uso dos imóveis e do auxílio-moradia pelos parlamentares estão disponíveis no link:

http://www.senado.gov.br/transparencia/lai/secrh/senador_auxilio_imoveis_pdf.pdf

O Senado cobra taxa R$ 3.800 pela ocupação dos imóveis para não senadores, conforme previsto nos atos da Comissão Diretora números  8, 13 e 23 de 2013. O Senado encaminhou expedientes ao Superior Tribunal de Justiça-STJ, Tribunal Superior do Trabalho-TST, Tribunal de Contas da União-TCU e para o Tribunal Regional Federal da Primeira Região, que possuem integrantes ocupando seus imóveis, comunicando a norma e solicitando o cumprimento. Em 30 de setembro de 2013 o Senado assinou Termo de Cooperação Técnica com o TST estabelecendo ressarcimento mensal relativo de imóveis ocupados em 2013 por seus ministros e prevendo um plano de desocupação. As despesas relativas aos exercícios seguintes serão feitos por apostilamento ao Termo de Cooperação. Com os demais tribunais, seguem as negociações tratando de ressarcimento e desocupação. Atualmente são 18 apartamentos funcionais ocupados por não senadores."

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid