Viagens

Resposta ao jornal O Globo a respeito da matéria "No Senado, despesas com viagens disparam e sobem 148%"

A Assessoria de Imprensa do Senado encaminhou ao jornal O Globo as informações abaixo a respeito da matéria "No Senado, despesas com viagens disparam e sobem 148%", publicada nessa segunda-feira, 17 de março:

"As viagens dos senadores em missão oficial, com ônus para o Senado Federal,  são autorizadas através da aprovação de requerimento em Plenário, conforme estabelecido no Art. 40 do Regimento Interno.

Os critérios para autorização da viagem e a respectiva prestação de contas está regulamentada pelo Ato da Comissão Diretora nº 4, de 2008, e disponível no Portal da Transparência do Senado Federal. O senador deve apresentar relatório da missão lido em Plenário e/ou encaminhar à Mesa Diretora através de ofício endereçado ao presidente do Senado Federal.

Os valores das diárias foram reajustados através do Ato da Diretoria Geral nº 2542, de 2010, e continuam vigorando.

Levantamento realizado pela Secretaria de Finanças, Orçamento e Contabilidade (SAFIN) aponta valores semelhantes Mas, após contabilização dos valores devolvidos pelo senadores, os totais são menores. Como houve mudança no procedimento de verificação e processamento financeiro das ordens bancárias, o valor das devoluções ocorridas em 2011 exigirá uma pesquisa maior, caso a caso:

 

Total de ordens bancárias emitidas

Total restituído no período

TOTAL DA DESPESA

2013

498.941,23

(51.758,46)

447.182,77

2012

381.340,22

(17.541,15)

363.799,07

2011

202.028,32

* a levantar

202.028,32

As ordens bancárias emitidas para o pagamento de diárias estão disponíveis no Portal Transparência do Senado (http://www.senado.gov.br/transparencia/orcfin/recdesp/despesas/pesquisa.asp), no caminho:

1)Transparência

    2) Orçamento e Finanças

    3) Despesas Diárias (preencher campo de pesquisa conforme modelo abaixo): Transparência e Controle Social, Pesquisa por Despesas Diárias, Período, De a Formato: dd/mm/aaaa, Fase da Despesa, Empenho Liquidação (X)Pagamento, Favorecido, CNPJ ou CPF (sem pontuação), Elemento de Despesa.

A pesquisa resultará na relação de todas as ordens bancárias emitidas no período informado.

Ao clicar na ordem bancária, o campo finalidade indicará a quantidade de diárias pagas, o destino, período de viagem, evento/finalidade da viagem,  número de processo, etc.

As devoluções/restituições de valores de diárias também estão disponíveis no Portal Transparência http://www.senado.gov.br/transparencia/orcfin/recdesp/despesas/devolucao-diarias-senadores.asp no caminho: Transparência, Senadores, Viagens Oficiais, Devolução de Diárias de Senadores"

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa do Senado Federal

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid