Posse Presidencial

Posse Presidencial - Boletim 1

Boletim 01

em 30/12/2014, às 16h38

As informações abaixo correspondem à situação até o momento, e serão atualizadas permanentemente no Blog do Senado.

Convidados

A relação de convidados é de aproximadamente 1500 pessoas. Devido à limitação de espaço, o convite é individual e intransferível. O plenário da Câmara dos Deputados, onde ocorrerá a cerimônia, tem capacidade para 396 pessoas sentadas, além do espaço destinado a parlamentares cadeirantes, e acolherá chefes de Estado estrangeiros e autoridades brasileiras.

A galeria tem capacidade para 200 pessoas, onde ficarão acomodados os embaixadores e as delegações estrangeiras. Além desses dois espaços, haverá convidados no Salão Nobre da Câmara, de onde poderão acompanhar a chegada da presidente pela rampa e, por meio de um telão, assistir a toda a cerimônia.

Até o momento estão confirmadas 66 delegações estrangeiras, lideradas por chefes de Estado/Governo ou vice-chefes de Estado/Governo ou Chanceleres, e cerca de 50 embaixadores residentes em Brasília.

Infraestrutura

Tudo será preparado até a véspera do evento, apenas as flores e os fones para tradução simultânea serão colocados no dia. São 20 arranjos de flores nobres brancas e verdes, que comporão a mesa onde a presidente fará o juramento à Constituição, assinará o termo de posse e proferirá seu primeiro discurso como presidente reeleita.

Imprensa

Mais de 400 veículos de imprensa se credenciaram para fazer a cobertura até esta terça-feira, 30, entre agências nacionais e internacionais, rádios, jornais, revistas, sites e TVs. Os credenciados estarão distribuídos em diferentes áreas do prédio do Congresso: Rampa; Chapelaria - Área externa; Chapelaria - Área interna; Salão Negro; Salão Verde; Mezanino do Plenário e Plenário.

Cobertura

A cobertura em rede nacional de televisão será realizada por um pool de emissoras públicas e privadas. A transmissão será produzida e disponibilizada para essas emissoras participantes do pool em HD, no formato 16:9. As emissoras Globo, Bandeirantes, Rede TV, Record, Rede Vida, SBT, EBC, TV Câmara e TV Senado trabalharão juntas com 46 câmeras e 134 profissionais distribuídos dentro do prédio do Congresso e ao longo do percurso a ser feito pela presidente, desde o Palácio da Alvorada, passando pela Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, prédio do Congresso, Palácio do Planalto e Itamaraty.

A primeira etapa da transmissão, a ser feita pela Record, será feita via helicóptero, de onde será filmada a saída da presidente do Palácio da Alvorada em carro fechado até a Catedral.

Lá, a troca de veículos será registrada pela rede SBT, com 3 câmeras. Em seguida, a presidente seguirá em carro aberto para o Congresso Nacional. O início deste trajeto será realizado pela TV Globo por um link móvel, que acompanhará o carro aberto até as proximidades do Ministério da Saúde. No ministério, a Bandeirantes assumirá a transmissão usando 4 câmeras posicionadas em diferentes pontos, inclusive em uma Grua, instalada próxima ao Palácio Itamaraty. Esse equipamento permite movimentação vertical e horizontal da câmera.

As solenidades na Câmara dos Deputados e no Senado serão realizadas pela TV Câmara e TV Senado respectivamente. Três câmeras farão a captação de imagens da entrada da Presidente no Palácio do Congresso pela rampa principal.

Após as solenidades, a presidente seguirá em carro aberto até o Palácio do Planalto. A Rede Vida ficou encarregada da transmissão nas proximidades do Ministério da Justiça e utilizará 3 câmeras instaladas entre o ministério e o Palácio do Planalto. As solenidades que ocorrerão no Palácio do Planalto e Itamaraty terão a cobertura da EBC.

Uma câmera da Rede TV posicionada no 28º andar do Congresso Nacional, operada por técnicos da TV Senado, fará a cobertura de toda a Esplanada, com imagens que poderão ser transmitidas a qualquer momento do evento. O sinal captado por todas as emissoras do pool será enviado para a EBC que se encarregará de distribuir por satélite. Para isso, além das câmeras, as emissoras envolvidas terão carros de transmissão móvel distribuídos pela Esplanada dos Ministérios.

A TV Senado fará a captação ao vivo com 7 câmeras. Todo o evento será transmitido também pela internet. A cobertura jornalística mobilizará outras 4 câmeras.

A Rádio Senado também transmitirá a cerimônia ao vivo e disponibilizará o áudio para emissoras interessadas.

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid