Orientações para cobertura de Imprensa - 14 a 17 de dezembro
O Senado Federal e o Congresso Nacional terão semana de votações semipresenciais na semana que vem (14 a 17). No Senado, haverá a análise de indicações de autoridades. Já o Congresso deverá votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 (PLN 9/2020) e deliberar sobre 22 vetos presidenciais.
Neste ano, a proposta da LDO não vai passar pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), devido à pandemia do coronavírus, à mudança na data de realização das eleições municipais e a falta de acordo sobre a composição da comissão. Já a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2021 (PLN 28/2020) deve ficar para fevereiro.
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) tem 3 reuniões convocadas na segunda-feira (14) a partir de 9h, para deliberar sobre indicação de autoridades e textos de acordos internacionais. (Veja aqui a agenda da comissão)
Na terça-feira (15), a partir das 9 horas, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vai sabatinar indicados a cargos no Conselho Nacional de Justiça, no Conselho Nacional do Ministério Público e na Defensoria Pública-Geral Federal. Em seguida, as indicações com parecer aprovado serão deliberadas em sessão plenária do Senado Federal nesse mesmo dia.
Na quarta-feira (16), haverá duas sessões do Congresso Nacional. Na primeira delas, às 10 horas, os deputados votarão o projeto da LDO. E às 16 horas, será a vez dos senadores deliberarem sobre o mesmo tema.
Continuarão válidas para o esforço concentrado de 14 a 17 de dezembro as disposições do Ato da Comissão Diretora 9/2020, que disciplinou o funcionamento semipresencial do Senado Federal, e as medidas preventivas adotadas pela Casa para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, a fim de evitar aglomerações e diminuir o risco de novas infecções.
Para acompanhar o andamento das atividades semipresenciais previstas, acesse o portal da Atividade Legislativa.
Seguem abaixo as orientações para o acesso e trabalho dos profissionais da imprensa nas instalações do Senado no período citado.
Acesso ao Senado
▼ Todos os profissionais de imprensa credenciados terão acesso ao Senado, desde que sigam o protocolo de segurança exigido para servidores e demais colaboradores em trabalho presencial em ambientes fechados.
▼ Os profissionais devem preencher um questionário sobre sintomas da covid-19, como febre, tosse e coriza. Se não apresentarem nenhum sintoma, receberão um QR Code, que deverá ser mostrado ao recepcionista. Esse procedimento deverá ser repetido todos os dias.
Responda ao questionário em:
Visitante: http://bit.ly/QRCodeVisitanteSF
Colaborador do SF: https://bit.ly/QRCodeColaborador
Saiba mais no vídeo: https://bit.ly/2NHHBYc
▼ As credenciais que venceram no início deste ano tiveram a vigência prorrogada e, portanto, continuam válidas.
Acesso às comissões
▼ Não será permitido o acesso da imprensa aos plenários das comissões, por medida de segurança sanitária.
▼ O acompanhamento dos trabalhos poderá ser feito por meio dos veículos do Senado (Rádio e TV Senado), pelo Youtube da TV Senado, pelo Senado Multimídia e pelo portal Senado Notícias
Acesso ao Plenário
▼ O acesso será permitido somente à galeria do Plenário, mediante solicitação prévia, até o limite de 20 jornalistas — incluídos nesse total fotógrafos e cinegrafistas (com câmera no ombro) —, em sistema de rodízio.
▼ O pedido de acesso à galeria do Plenário deve ser encaminhado por e-mail para: portalleg@senado.leg.br com cópia para imprensasenado@senado.leg.br e ludmilac@senado.leg.br.
▼ Não será permitida a instalação de link ou gravação de passagens na galeria do Plenário.
▼ Não será permitido acesso à Tribuna de Imprensa.
Acesso ao Comitê de Imprensa
▼ O Comitê de Imprensa estará aberto e os profissionais deverão observar todas as regras de segurança sanitária.
Link
▼ As equipes de TV e Rádio poderão instalar equipamentos para link no espaço em frente às alas Teotônio Vilela e Tancredo Neves (Praça das Abelhas).
▼ Não será permitida a instalação de link no Túnel do Tempo, em virtude da instalação de totens de votação naquele espaço.
▼ A montagem dos links pode ser feita a partir das 7h de segunda-feira (14).
Imagens e áudios oficiais
▼ Vídeos - A TV Senado vai disponibilizar o conteúdo das reuniões das comissões e da sessão no Plenário do Senado para download em sua TV Agência. Os dados de acesso serão informados posteriormente.
Para acessar, siga o passo a passo:
1. Acesse: http://201.54.48.83
2. Clique em TV Agência/ TV Senado Bruto
3. Insira o nome do usuário: TVSenado_Bruto
4. Insira a senha: wrzodo
5. Clique na pasta TV Agência>TV Senado Bruto>Semana Semipresencial Dezembro
6. Clique no arquivo desejado para baixar
▼ Áudios - Os áudios das sessões estarão disponíveis no Senado Multimídia. As matérias e flashes produzidos podem ser baixados na página da Rádio Senado.
▼ Fotos - As fotos serão disponibilizadas no Senado Fotos.
Comportamento
▼ Deve ser respeitado o distanciamento mínimo recomendado entre pessoas. Quando o número máximo de pessoas for atingido, as equipes devem ser reduzidas, a fim de garantir a entrada ou a permanência de profissionais de diferentes veículos.
▼ Todos os profissionais devem usar máscaras de proteção facial indicadas por autoridades de saúde, com observância ao seu uso adequado.
▼ O Senado está seguindo todas as normas de limpeza de superfícies, com ampla disponibilização de dispensadores de álcool em gel 70%. Também foram adotados protocolos de higienização periódica de maçanetas, botões de elevadores e demais locais de contato frequente com as mãos.
Coletivas
▼ As coletivas de imprensa, sejam da Presidência ou dos senadores e senadoras, serão organizadas por suas respectivas assessorias, respeitando regras e medidas de prevenção obrigatórias em todos os espaços do Senado.
▼ Foi reservado local para as coletivas de imprensa no Salão Negro que poderá ser utilizado a critério dos senadores.
▼ É importante conferir quais gabinetes parlamentares estão com o funcionamento normalizado. A lista com informações de contato está disponível no site do Senado: https://www25.senado.leg.br/web/senadores.
Cobertura não presencial
Os profissionais podem continuar acompanhando as atividades legislativas do Senado, como tem sido feito no período de trabalho remoto. Algumas informações relevantes são:
▼ Todo o conteúdo das matérias a serem votadas na Ordem do Dia estará disponível na página de Atividade Legislativa, no site: https://www25.senado.leg.br/web/atividade.
▼ Nas entrevistas coletivas transmitidas ao vivo pelo Senado (Rádio e TV, canal da TV Senado no YouTube), jornalistas podem enviar perguntas por WhatsApp, pelo número 61 99583-5265.
▼ Solicitações de imagens de sessões e reuniões podem ser feitas à Secretaria de Comunicação Social, pelo e-mail seacer@senado.leg.br. O material será cedido por meio da TV Agência.
▼ O Senado Federal publicou um hotsite sobre o combate à pandemia de Covid-19 no Brasil, no qual é possível ver tudo que já foi aprovado pela Casa e as medidas tomadas neste momento de crise. O endereço é https://www.senado.leg.br/senado/hotsites/covid.
▼ O Portal de Notícias (Agência Senado), a TV e a Rádio Senado são as fontes oficiais de informação sobre a Casa. Todo o conteúdo produzido pode ser acessado no link: https://www12.senado.leg.br/noticias.
Credenciamento
▼ Os procedimentos para credenciamento de imprensa estarão adaptados enquanto perdurarem as medidas de combate e de enfrentamento à Covid-19.
▼ O atendimento presencial funcionará entre 8h e 17h, na semana de 14 a 17 de dezembro de 2020, apenas para processamento e entrega de credenciais.
▼ As solicitações de credenciamento para empresas e profissionais de imprensa serão recebidas somente pelo e-mail credenciamento.imprensa@senado.leg.br. Os documentos necessários para o cadastro já devem ser enviados com o pedido. Todas as informações estão detalhadas na página da Assessoria de Imprensa, no site https://www12.senado.leg.br/assessoria-de-imprensa/credenciamento-de-imprensa.
Assessoria de Imprensa
Senado Federal
A Assessoria de Imprensa do Senado Federal continua o atendimento aos profissionais de imprensa pelo e-mail imprensasenado@senado.leg.br, seja para sanar dúvidas ou atender demandas relacionadas a temas administrativos, legislativos ou institucionais. Ou ainda pelos telefones das assessoras de imprensa: - Edna Carvalho: (61) 99151-2991 - Ester Monteiro: (61) 99555-5447 - Idalina de Castro: (61) 99649-0880 Consultas e esclarecimentos dirigidos à Presidência da Casa devem ser enviados para: |
Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.
Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"