Posse Presidencial

Boletim da Posse Presidencial 03

A presidente reeleita Dilma Rousseff e o vice-presidente, Michel Temer, tomam posse às 15h desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2015, no Congresso Nacional, onde prestam o compromisso constitucional.  A cerimônia ocorre no plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, sob a direção do presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves, e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. Foram convidados aproximadamente 1000 autoridades nacionais e estrangeiras e aproximadamente 450 jornalistas foram credenciados para a cobertura da solenidade.

Há dois roteiros previstos para a chegada da presidente ao Palácio do Congresso Nacional: um para tempo aberto e outro para o caso de chuva.

No primeiro caso, o cortejo presidencial formado pelo carro da presidente Dilma Rousseff e sua filha, Paula Rousseff Araujo, seguido pelo carro do vice-presidente reeleito, Michel Temer, e sua esposa, Marcela Temer seguem até a rampa do Palácio do Congresso Nacional.

Ao desembarcarem, a presidente e sua filha são recebidas pela chefe do Cerimonial do Senado, Ana Tereza Meirelles, e o vice-presidente da República e sua esposa são recebidos pela chefe-adjunta do Cerimonial da Câmara dos Deputados, Raquel Monti, que os conduzem até a parte plana da rampa do Congresso.

Dilma e Temer são recepcionados pelos presidentes do Senado e da Câmara, que estarão aguardando na parte plana da rampa.  As autoridades seguem pela rampa, ladeados pela guarda dos dragões da Independência, e encontram, na porta do Salão Negro, o presidente do STF e lideranças do Congresso que se juntam ao cortejo.

As autoridades, então, passam pelos Salões Negro e Verde, ladeados por guarda da Aeronáutica e Marinha, respectivamente, e seguem em direção ao Plenário da Câmara dos Deputados, onde tomarão seus assentos.

Na hipótese de chuva, o cortejo presidencial não para na rampa: segue até a Chapelaria. Ao descerem do carro, a presidente da República e sua filha são recebidas pela chefe do Cerimonial do Senado, e o vice-presidente da República e sua esposa são recebidos pela chefe-adjunta do Cerimonial da Câmara dos Deputados, que os conduzem até a porta de entrada da Chapelaria, onde são recepcionados pelos presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados. Todos seguem pelo tapete vermelho, sobem as escadas de acesso ao Salão Verde, em direção ao Plenário da Câmara dos Deputados.

A cerimônia

Têm assento à Mesa do Plenário, o presidente do Congresso Nacional, a presidente da República reeleita, o vice-presidente da República reeleito, o presidente da Câmara dos Deputados, o presidente do Supremo Tribunal Federal, e um secretário da Mesa do Congresso. A Sessão Solene é aberta pelo presidente do Congresso Nacional e em seguida a banda dos fuzileiros navais, no interior do recinto, executa o Hino Nacional. A presidente da República reeleita e, depois, o vice-presidente da República reeleito prestam compromisso constitucional perante o Congresso Nacional. O presidente do Congresso Nacional declara empossados a presidente da República e o vice-presidente da República. O terceiro-secretário da Mesa Congresso Nacional procede à leitura do termo de posse, o qual é assinado pelos dois empossados e pelos integrantes da Mesa. A Presidente da República faz seu pronunciamento e em seguida o presidente do Congresso Nacional faz uso da palavra e declara encerrada a sessão.

Ao sair do plenário,  os eleitos e seus acompanhantes e os componentes da Mesa seguem para a Presidência do Senado.  Ao saírem do gabinete, dirigem-se à área externa, onde acompanham a execução do Hino Nacional pelo Batalhão da Guarda Presidencial, a presidente passa a tropa em revista. Os eleitos então se despendem, embarcam em seus veículos, e se encaminham ao Palácio do Planalto.

Acesso de convidados

As autoridades nacionais convidadas chegarão pela Chapelaria e as estrangeiras pelo Anexo I do Senado. Os jornalistas entram pelo Anexo 2.

O presidente do STF e sua esposa, Yara Lewandowski, são recebidos pela diretora-geral adjunta do Senado, Ilana Trombka e são conduzidos ao Salão Nobre da Câmara.  Já o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, será recebido pelo diretor da Secretaria de Relações Internacionais do Senado, ministro Leonardo Sotero Caio, e conduzido ao Plenário da Câmara dos Deputados. Os demais convidados são recebidos pela equipe de Relações Públicas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid