Aviso de Pauta - Entrega da obra “8 de janeiro de 2023”, de Vik Muniz

Será entregue oficialmente ao Senado Federal, no dia 7 de fevereiro, às 15h30, o painel fotográfico intitulado “8 de janeiro de 2023”, do artista plástico paulista Vik Muniz, radicado em Nova York. A obra foi registrada em fotografia e reconstrói a imagem do Palácio do Congresso Nacional a partir de vidro despedaçado, cartuchos de balas e restos de carpete azul coletados após a invasão ao Senado em 2023.

A obra, uma doação do autor para o Senado, ficará em exposição permanente no Salão Azul, afixada em local próximo à entrada do plenário da Casa. O evento de descerramento de placa e de entrega do painel contará com a presença do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de Vik Muniz. Durante a solenidade, será apresentado teaser do documentário “Arte no caos”, produzido pela TV Senado, que apresenta todo o processo de elaboração da obra, no Rio de Janeiro. Ao final da cerimônia, haverá entrevista coletiva do artista.

Além da sua atividade artística, Vik está envolvido em projetos sociais e educacionais no Brasil e nos Estados Unidos. Seu documentário “Lixo Extraordinário” foi indicado ao Oscar de melhor documentário e ganhou o prêmio de melhor filme do público no Festival de Sundance. Nomeado embaixador da boa vontade pela Unesco, o artista construiu no Rio de Janeiro a Escola Vidigal, especializada em arte e tecnologia para crianças daquela comunidade.

 

Assessoria de Imprensa

Senado Federal

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid