Nota à Imprensa

Ato da Comissao Diretora - jornada de trabalho do Senado Federal

A respeito da matéria publicada pelo O Estado de S. Paulo Online nesta data, intitulada “Senado aprova jornada reduzida de trabalho com sessões de votação em plenário de terça a quinta-feira e início do expediente somente à tarde”, a Assessoria de Imprensa do Senado Federal esclarece o que segue:

Ao contrário do que afirma a matéria, a norma citada não reduz a jornada de trabalho do Senado Federal. O Ato da Comissão Diretora nº 1/2023, de 7 de fevereiro de 2023, revoga os Atos da Comissão Diretora nº 9/2020 e 8/2021, que tratavam do funcionamento semipresencial do Senado Federal em decorrência da pandemia de COVID-19 e da regulamentação do funcionamento das sessões e reuniões remotas e semipresenciais no Senado Federal e a utilização do Sistema de Deliberação Remota. Portanto, o ATC nº 1/2023 retoma o ritmo normal de trabalho e possibilita ao presidente do Senado determinar o uso da plataforma de videoconferência do SDR pelos parlamentares quando necessário e nas sessões especiais ou de debates temáticos.

Não houve alteração no Regimento Interno do Senado Federal (RISF). As sessões continuam sendo realizadas nos dias e horários previstos no § 1º do art. 154:

Art. 154. As sessões do Senado podem ser:
I - deliberativas: a) ordinárias; b) extraordinárias;
II - não deliberativas;
III - especiais; e
IV - de debates temáticos.
§ 1º Considera-se sessão deliberativa ordinária, para os efeitos do art. 55, III, da Constituição Federal, aquela realizada de segunda a quinta-feira às quatorze horas e às sextas-feiras às nove horas, quando houver Ordem do Dia previamente designada.

Acrescentamos que não foi realizada reunião da Comissão Diretora do Senado Federal na data informada na matéria. A deliberação sobre o ATC nº 1/2023 ocorreu na reunião da Comissão Diretora do Senado realizada no dia 7 de fevereiro de 2023, conforme registro na página da Atividade Legislativa do portal do Senado Federal disponível em: https://legis.senado.leg.br/comissoes/comissao?codcol=2015.

 

Assessoria de Imprensa

Senado Federal

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid