TV Senado

Assessoria de Impressa explica ao jornal Folha de São Paulo sobre os investimentos na modernização da TV Senado

Conforme solicitado, a Assessoria de Imprensa do Senado Federal prestou ao jornal Folha de São Paulo as seguintes informaçõespara a apuração da matéria publicada"Abandonada, TV Senado está em más condições", publicada no último domingo, dia 30 de março:

"Em primeiro lugar, cabe ressaltar que não procede a menção feita na presente demanda de que a TV Senado esteja sofrendo um “processo de sucateamento”. Pelo contrário. O Presidente do Senado Federal, em discurso proferido no final do ano passado, anunciou investimentos na modernização do parque tecnológico da TV. Confirma essa intenção manifestada pelo Presidente Renan Calheiros a decisão tomada pela Comissão Diretora, em reunião realizada no dia 26 de fevereiro deste ano, na qual foi aprovada a venda da folha de pagamento do Senado ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica, pelo valor de R$ 100 milhões. De acordo com a ata da reunião, publicada no Boletim Administrativo nº 5444 – Seção II, de 19/03/2014  (de cópia anexa),  está explicitado: “(...) os recursos auferidos com o contrato serão despendidos, preferencialmente, na modernização tecnológica do Senado Federal, em especial no que se refere aos equipamentos do Prodasen e da Secretaria de Comunicação Social, nos projetos relativos à centralização administrativa da Casa e na modernização das Comissões.”

A Direção da TV Senado informa que a modernização de equipamentos deve obedecer a uma lógica que contemple tanto as necessidades da emissora quanto a disponibilidade de recursos. A maior parte dos equipamentos da TV Senado tem quase 15 anos de utilização. A substituição deve se processar gradativamente a partir de 2014.  Atualmente, estão em curso dois processos de licitação que devem retomar os investimentos em atualização tecnológica. Novas ilhas de edição e câmeras devem ser adquiridas. A expectativa é de que os equipamentos possam ser entregues ainda em 2014. Já o estoque de fitas e mídias, ainda segundo a Direção da emissora, está dentro dos níveis adequados para uma emissora do seu porte. Além disso, o processo de transição para suportes mais modernos de arquivamento do acervo completo de vídeo do Senado já está em fase final de licitação.

Quanto ao serviço de manutenção de equipamentos, ainda de acordo com informações da TV Senado, desde o último dia 11 de março, a emissora encontra-se sem contrato para atender à área. No entanto, técnicos do quadro da própria TV têm resolvido problemas eventuais. A expectativa é de que, até o final do mês de março, uma licitação seja feita para a contratação de uma nova empresa, que ficará responsável por esse serviço essencial ao funcionamento da Televisão.

Em relação a uma eventual falta de tonner nos equipamentos destinados à impressão de laudas e pautas, a Direção da emissora afirma não terem sido relatados quaisquer prejuízos às atividades da TV Senado.

A bomba de recalque que eleva o esgoto para o nível da rua está instalada no subsolo, onde fica a maior parte das instalações da TV Senado e funciona normalmente. Mas sempre que ocorre uma sobrecarga no sistema, a área de Engenharia do Senado tem sido obrigada a fazer o esgotamento do sistema com bombas auxiliares. Nessas ocasiões, os funcionários da TV Senado que não estão envolvidos em tarefas fundamentais para o funcionamento da emissora são dispensados do serviço. A partir da segunda semana do mês de março, as intervenções de engenharia serão quinzenais, sempre aos sábados, quando os trabalhos da TV não são comprometidos.

Finalmente, a Direção da TV Senado esclarece que não há qualquer tipo de proibição de viagens para a cobertura das atividades parlamentares fora de Brasília. Em cumprimento à determinação da Comissão Diretora da Casa e à orientação da Secretaria de Comunicação Social, a TV Senado está engajada no programa de racionalização de gastos para toda a estrutura do Senado Federal, que redundou em economia de R$ 275 milhões, apenas em 2013. Até o mês de março, quatro equipes da TV já haviam se deslocado para fora de Brasilia para cobrir atividades das Comissões ou gravar programas para a grade da emissora. Somente no próximo dia 07 de abril, o Parlamento do Mercosul - Parlasul retomará suas atividades. E a TV Senado deverá cobrir as duas sessões especiais previstas.

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa do Senado Federal"

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid