Estilo

Ex-senador/então senador

O prefixo "ex" pede hífen: ex-senador, ex-deputado, ex-presidente, ex-diretor.


Use "ex-senador" para quem não tem mais mandato. Não é necessário registrar o partido e o estado do parlamentar, a menos que a informação seja relevante para o texto.

 

Às 10h30, haverá cerimônia de colocação do retrato do ex-senadore atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, na galeria de ex-presidentes da CMA.

 

Não use "ex-senador"para aqueles que estão licenciados do cargo. Use senador licenciado e informe o estado e o partido.

 

O projeto do senador licenciado Jorginho Mello (PL-SC) — governador eleito de Santa Catarina — teve relatório favorável do senador Irajá (PSD-TO), na forma de substitutivo.

Se vier a falecer no cumprimento do mandato, será sempre tratado como senador.

 

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) registrou a passagem de um ano do falecimento do ex-presidente da República e senador Itamar Franco (e não ex-senador Itamar Franco(1930–2011), ao mesmo tempo em que se comemoram os 18 anos de implantação do Plano Real, nascido no governo do então presidente (1992–1994).

 

Use a mesma regra para outros cargos.

 

Já receberam a Ordem do Congresso Nacional os ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco, José Sarney e Juscelino Kubitschek.

 

Use o termo "então"quando o texto faz referência explícita ao período em que o cargo foi ocupado.

 

Ao apresentar o projeto em 2008, o então senador Sérgio Zambiasi argumentou que o tratamento diferenciado a algumas classes de doentes “é extremamente injusto”.

 

O senador explicou que a construção da usina foi sugerida em 1995 pelo dono da Gopagaz, Ueze Zahran, ao então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, aproveitando o Gasoduto Brasil-Bolívia, que passa pelo território sul-mato-grossense.

 

O projeto foi apresentado em 2007, pelo então senador Renato Casagrande.


De autoria do então senador Cidinho Santos, o PLS 314/2012 altera a Lei 9.870, de 1999, que trata do valor das anuidades escolares.

 

De autoria do ex-senador Cidinho Santos, o PLS 314/2012 altera a Lei 9.870, de 1999, que trata do valor das anuidades escolares.

 

A possibilidade está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 337/2007, do então senador Papaléo Paes, que está pronto para entrar em pauta na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde tramita em decisão terminativa.

 

A possibilidade está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 337/2007, do ex-senador Papaléo Paes, que está pronto para entrar em pauta na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde tramita em decisão terminativa.

 

 

 


Conteúdos relacionados