Cláudia Antonia Alves de Oliveira

Cláudia Antonia Alves de Oliveira
  • Ano de participação: 2016
  • Escola: Colégio Estadual Cecília Meireles Ensino Normal e Médio
  • Formação: Graduação em Letras Anglo-Portuguesas e Pedagogia; Pós-graduação em metodologia da Pesquisa
  • Estudante finalista: Luiz Jefferson dos Santos

Minha vida profissional

Uma das professoras mais experientes do Jovem Senador 2016, Cláudia Antonia tem mais de 28 anos de Magistério. Iniciou sua carreira como professora primária na zona rural e, desde 1996, é professora efetiva do Estado do Paraná. Sempre engajada em novos projetos, Cláudia Antonia já foi premiada pela Universidade do Esporte do Paraná em 1997 e também venceu o Projeto Vale Saber do Paraná, instalando uma rádio na escola.

No Projeto, é a segunda vez que participa. Em 2015, o aluno Luiz Jefferson dos Santos foi por ela orientado e obteve o terceiro lugar no Estado do Paraná. Motivados com a boa posição, todos se sentiram estimulados a tentar novamente e, em 2016, o mesmo estudante conquistou a vaga de jovem senador.

Contando com o apoio do professor de História e Filosofia, a professora Cláudia Antonia divulgou e desenvolveu o Projeto Jovem Senador na escola, contando, ainda, com o material didático produzido pelos professores de Educação Física sobre as Olimpíadas. Foi uma verdadeira ação multidisciplinar!

A notícia da seleção de Luiz Jefferson espalhou-se pela escola e pela comunidade. “Foi uma satisfação muito grande. Ele é um ótimo aluno, família humilde, bolsista do Prouni neste ano de 2016 (já faz faculdade de Direito), mas isso só veio agregar, pois sempre esteve como presidente do Grêmio da escola e participando das decisões políticas e educacionais. Senti-me feliz. Eu acreditei que poderíamos vencer, e vencemos. Tivemos outras redações muito boas também. Gosto muito de vê-los realizados, esta é minha realização”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“O conselho que dou a eles, todos os dias, é que acreditem no potencial que cada um tem. Todos nós somos capazes, independentemente da nossa classe social, cor ou religião. Respeitar o próximo, o meio ambiente, os idosos e valorizar a sua família e nunca desistir dos sonhos. Só isso...rs...Quando reencontro com meus ex alunos eles sempre dizem que sentem falta dos conselhos que eu lhes dava e que foram úteis para suas vidas, aí  eu me emociono”.