Lana Lima Oliveira

 Lana Lima Oliveira
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Estadual Professor Carlos de Arnaldo Silva
  • Cidade: Jales - SP
  • Professor(a): Silvio Luiz Lofego

Uma frase que gosta: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” - do livro o Pequeno Príncipe.

Com apenas 15 anos, Lana tem muitos planos para o futuro e todos eles ligados ao seu interesse por Artes em todas as suas formas de expressão. “Sonho em viajar pelo mundo conhecendo novas culturas, costumes e as várias formas de artes existentes, tais como: músicas, danças, pinturas, desenhos, teatros e entre outros. Gostaria de trabalhar na área de artes. Gosto de desenhar, pintar, criar, escrever poemas, inventar histórias, fazer maquiagens. Também me atrai a astronomia, filosofia, sociologia, história, dentre outras”. Enfim, que venha o mundo para a nossa Jovem Senadora de São Paulo!

Desenhista nata, Lana é líder de um clube juvenil de sua escola onde são feitos Desenhos Mangá. É onde a Jovem Senadora compartilha seus conhecimentos sobre as técnicas dessa arte, com uma turma de aproximadamente 30 alunos. O objetivo é proporcionar maior conhecimento das técnicas de desenho e contribuir para com a criatividade de cada um dos participantes.

Além disso, Lana participa de um grupo de Taiko (instrumento de percussão japonês), com mais 40 outros jovens da cidade, onde nas orientações e treinos semanais são praticados os conceitos de respeito, disciplina, responsabilidade, trabalho em equipe, criatividade, postura ética e corporal, realizando ainda apresentações regionais e/ou nacionais, divulgando a cultura nipônica. Para quem não conhece, a cidade de Jales, no interior do Estado de São Paulo é uma região de muitos imigrantes japoneses e onde a cultura é fortemente influenciada pelos princípios de vida do povo japonês.

Muito motivada e super atuante em outros projetos, Lana é representante de sala e já participou de Concursos de Poesias realizados pela Casa do Poeta de Jales/SP em parceria com as escolas locais; Saraus Literários e eventos temáticos promovidos pela escola e ainda realiza apresentações com o grupo de “Taiko Todoroki” de Jales em várias cidades do país.

Quanto à vontade de atuar na política, Lana é franca e diz que nunca pensou nessa possibilidade. “A Política para mim sempre foi complexa e de difícil entendimento, porém, após ser vencedora deste Concurso, e com a oportunidade de me tornar uma Jovem Senadora, confesso que estou me sentindo bem mais atraída pela ideia de futuramente atuar nesse campo”.

Sobre a participação política dos jovens, Lana acredita que eles deveriam atuar mais e melhor. “Penso que isto será possível quando a política for mais acessível, menos complicada, menos burocrática, ou seja, quando ela puder ser tratada com maior frequência dentro das escolas, nos lares, nos círculos de amizade de forma simples, natural, fundamental. O Jovem Senador contribui para com esta aproximação”.

A Jovem Senadora indicaria várias figuras públicas de destaque, mas preferiu citar o cantor e compositor Renato Russo do extinto grupo Legião Urbana, pelo modo revolucionário que compunha e interpretava as suas canções, direcionadas principalmente aos jovens. “Renato Russo abordava já naquela época temas que até hoje são polêmicos na sociedade, causando mobilizações e reflexões apuradas sobre vários assuntos como democracia, sexualidade, anseios e desejos dos jovens, dentre outros”.

Nas horas de folga, Lana gosta de escrever, desenhar, ouvir música, navegar na internet, ler, assistir documentários e filmes. Tem vários livros favoritos, mas indicou “O diário de Anne Frank” e “A menina que roubava livros”. Suas atividades físicas são direcionadas para as aulas de educação física na escola e no grupo de Taiko, onde desenvolve além da percussão, outros exercícios físicos para melhorar o condicionamento. Seu gosto musical é eclético: Pop, Rock, Eletrônica, J-Rock, K-Pop, Internacionais, MPB.

Sobre sua família, Lana não poupa elogios. “Moro com meu pai, mãe e tenho uma meia irmã que cursa o Ensino Superior. O meu pai é motorista de caminhão e a minha mãe professora de educação infantil. A minha casa é simples, temos um carro velho, e um cachorro vira-latas, mas sou feliz porque tenho o que mais importa: amor, apoio, instrução... dadas por todos aqueles que me cercam: pais, avós, professores, irmã, parentes, amigos. Pretendo estudar bastante, não só para ter um bom trabalho (que é essencial hoje em dia), mas principalmente para obter conhecimento que, segundo o que aprendi, é a maior riqueza que alguém pode possuir”.

E por falar em Jovem Senador...

Com um trabalho direcionado de divulgação do Jovem Senador, o professor Silvio, foi o principal apoiador e motivador dos alunos na turma de Lana. “A motivação veio de algumas discussões sobre este tema elencados na escola, da parte do meu professor orientador, cuja sensibilidade fez perceber em mim alguma capacidade e liderança para exercer tal função, e também da minha curiosidade em saber um pouco mais sobre a política no meu país. Ele sempre me apoiou não só nesta ocasião me incentivando e orientando quanto ao texto, mas em diversas outras, por acreditar na minha capacidade de liderança e por saber do meu empenho e responsabilidade nas coisas que faço”.

Após receber a notícia de sua classificação, Lana simplesmente não acreditou porque achou que a concorrência era grande demais. “Os meus pais sempre valorizaram as minhas atividades escolares e incentivaram o meu protagonismo. Para eles e demais membros da família, a premiação veio coroar não somente os meus esforços, mas também os deles, dos professores e principalmente da escola”.

“Espero que o meu futuro seja promissor, de forma que eu possa fazer a diferença para com as pessoas ao meu redor. Quero conhecer e aprender várias coisas que futuramente me auxiliarão na compreensão e julgamento das coisas e também pessoas”.

Escola Estadual Professor Carlos de Arnaldo Silva
Endereço:

Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Largo do Arouche,302 – 11º andar
São Paulo - SP
CEP: 01219-010

Telefone:
(11) 335101053
Diretor:
Luis Especiato
Professor orientador:
Silvio Luiz Lofego