José Edson Gomes de Moura

 José Edson Gomes de Moura
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Gonçalves de Lima
  • Estudante finalista: Amanda Carla Borba

Com mais de dez anos de experiência, o professor José Edson começou na iniciativa privada e hoje se dedica às aulas na Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Gonçalves de Lima, na cidade de Cumaru, interior do Estado de Pernambuco.

José Edson participar do Jovem Senador há três anos porque em sua opinião o projeto é uma forma de dar voz aos jovens das escolas públicas. “Sempre é muito desafiador fazer com que os nossos alunos acreditem que serão vencedores de um concurso tão grandioso, porém esta conquista pr ova-lhes o quanto são capazes. A partir de agora, será mais fácil conseguir mais adesões nas próximas edições”.

Para os trabalhos em sala de aula, o professor José Edson solicitou aos alunos que fizessem pesquisas sobre o tema e a partir daí conhecer melhor o assunto e poder escrever um bom texto. “Enquanto os jovens faziam suas pesquisas, fui fazendo a seleção de alguns textos para análise e debate. Então dediquei algumas aulas para as discussões e esclarecimento de dúvidas sobre a temática em estudo. Como exemplo de textos lidos e apreciados, tivemos textos de Lya Luft: Podemos ser mais dignos e Um natal para reflexão”.

“Terminadas as discussões, estipulei um prazo para a entrega dos textos e a primeira correção. Depois de ler os textos, convidei cada aluno para uma conversa sobre possíveis melhorias no texto e pedi que reescrevessem fazendo mudanças com base nas sugestões. Feito este trabalho, recebemos os textos novamente e, em conjunto, escolhemos o representante da escola”.

Ao serem informados pela Organização do Jovem Senador sobre a classificação da aluna Amanda Carla Borba com a redação “Participação política versus inércia popular”, a euforia tomou conta da escola: “A sensação foi maravilhosa, pois, desde que abracei  educação como profissão, tive a convicção de que o meu papel - e o de qualquer educador - é possibilitar aos nossos aprendentes que podemos ser melhores em tudo que fazemos”.

“A escolha de um texto da nossa escola é um orgulho para todos que fazem nossa comunidade escolar. Quando dei a notícia em sala de aula, a felicidade tomou conta da Jovem Senadora, Amanda, e de todos que fazem parte da turma. Choramos e nos abraçamos. Inesquecível”.

Uma mensagem para seus alunos

“Continuem persistindo nos sonhos que alimentam, pois o mundo é daqueles que ousam e se arriscam. Se não fosse assim, vocês não estariam neste Projeto e nem teriam tantas vitórias quanto têm. Uma história de vida brilhante é baseada em propósitos e ações intensamente vividos”.