Inscrições para o Jovem Senador vão até 25 de março

Os estudantes que quiserem concorrer a uma vaga no Jovem Senador 2022 têm até o dia 25 de março para fazer a redação. O tema deste ano é "200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã". 

A data também é o prazo final para as escolas encaminharem o texto selecionado pelas secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. O coordenador do programa em Brasília, Francisco Biondo, recomenda que os estudantes não deixem para fazer os textos no último dia.

— Cada escola tem autonomia para organizar a seleção da redação que vai representá-la no concurso, mas é importante levar em consideração o tempo necessário para que a redação selecionada seja encaminhada dentro do prazo correto — ressalta. 

O programa

Realizado anualmente, o Jovem Senador dá a estudantes de escolas públicas de todo o país a chance de conhecer o Senado em Brasília para aprender sobre o processo legislativo. Eles apresentam projetos que, se aprovados pelo Congresso Nacional, podem virar leis.

Os participantes devem ter no máximo 21 anos e estar matriculados no ensino médio, em tempo parcial ou integral, nas modalidades regular, profissional técnico integrado, especial, indígena ou educação de jovens e adultos (EJA). Estudantes de escolas militares e escolas técnicas podem participar, desde que essas escolas façam parte da rede de ensino das secretarias estaduais de Educação. 

A ficha de inscrição e a folha de redação estão disponíveis em senado.leg.br/jovemsenador.

Veja o cronograma do Jovem Senador 2022

25/o3/2022 Prazo final das inscrições por meio do envio das redações escolhidas pelas escolas às secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal
13/04/2022 Prazo final para as secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal enviarem ao Senado as três redações escolhidas
06/05/2022 Previsão do anúncio, pelo Senado Federal, dos vencedores estaduais
11/05/2022 Previsão do anúncio, pelo Senado Federal, da redação vencedora do Concurso Nacional de Redação

27/06/2022
a 01/07/2022

Semana de Vivência Legislativa do Jovem Senador 2022

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest