Você está aqui: Jornal do Senado Edição de 19 de junho de 2007 Senado

19/06/2007 - Senado

Documentário sobre Milton Santos será exibido hoje

Enviar notícia por e-mail Imprimir
O documentário Encontro com Milton Santos ou o mundo global visto do lado de cá, de Sílvio Tendler – premiado como melhor filme pelo júri popular do Festival de Cinema de Brasília, em 2006 –, será exibido hoje às 19h30, no Auditório Petrônio Portela, do Senado.

O filme, com duração de 89 minutos, aborda o tema da globalização sob uma perspectiva da periferia, de cidades, países e continentes, tendo como base entrevista feita em janeiro de 2001 com o geógrafo Milton Santos – um dos principais expoentes do pensamento brasileiro do século 20 –, falecido em junho daquele mesmo ano.

O documentário, narrado por Beth Goulart, Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, Milton Gonçalves e Osmar Prado, e que tem a participação especial da cantora Zélia Duncan, traz imagens de arquivo, entrevistas, filmagens atuais, computação gráfica e narrações contextualizantes.

De acordo com material distribuído à imprensa, tendo a entrevista com o geógrafo como ponto de partida e referência, o documentário "expõe um pensamento sobre a globalização, necessária e desejada".

Ainda segundo a sinopse, o filme "discute as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as conseqüências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças em vez de redistribuir as riquezas". No entanto, "tenta mostrar um novo mundo, também sinalizado pelo professor Milton Santos, em que a união entre as ‘novas técnicas’ e ‘os de baixo’ pode fazer um futuro mais distinto para a Humanidade".

Para o diretor Sílvio Tendler, a partir da geografia, Milton Santos realiza uma leitura do mundo contemporâneo, que revela as diversas faces do fenômeno da globalização, suas fábulas e malefícios e suas novas possibilidades.

Jornal do Senado

(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)

Leia mais sobre Senado