25/05/2012 18:55

Rollemberg manifesta apoio a vetos da presidente ao Código Florestal

Laércio Franzon

 

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) avaliou como acertados os vetos que a presidente Dilma Rousseff anunciou, na tarde desta sexta-feira (25), ao projeto do Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados no final do mês passado.

Em entrevista à Agência Senado, o parlamentar disse que a decisão do governo federal em relação aos vetos não poderia ser diferente, visto que o texto final aprovado pelos deputados eliminou vários dispositivos importantes introduzidos pelo Senado, mesmo tendo sido acordados com a Câmara após amplo processo de negociação.

— O texto aprovado pelo Senado foi um texto equilibrado, construído a partir de amplo entendimento o tempo todo com a Câmara dos Deputados. Foi muito estranho a Câmara ter se curvado a pressões de grupos ruralistas mais radicais e descumprido o acordo firmado com o Senado — disse.

Rodrigo Rollemberg disse que os próprios deputados reconheceram que o texto que saiu da Câmara ficou desfigurado, sendo necessárias alterações para evitar a criação de situações de insegurança jurídica.

Com relação às medidas de APPs de matas ciliares propostas pelo governo, Rollemberg considerou que o estabelecimento de faixas de proteção de apenas cinco metros de largura para rios de grande porte não terá efeitos danosos à conservação destes, visto que as pequenas propriedades nas quais estes parâmetros serão adotados representam apenas 10% da área total das fazendas brasileiras.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)