Jornal do Senado
Transcrição
EU SOU ALEXANDRE CAMPOS
E ESTES SÃO OS DESTAQUES DE HOJE DO JORNAL DO SENADO, QUE COMEÇA AGORA
SÉRGIO MORO APRESENTA PROJETO PARA COMBATER O CRIME ORGANIZADO. PCC PLANEJAVA ASSASSINAR O SENADOR
SEGUE PARA SANÇÃO PROJETO QUE PREVÊ INCLUSÃO DE DADOS SOBRE RAÇA EM DOCUMENTOS E REGISTROS TRABALHISTAS
COMISSÃO APROVA PROJETO QUE OBRIGA LOCADORAS A ADAPTAREM VEÍCULOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊCIA
BOA NOITE! O SENADOR SÉRGIO MORO, DO UNIÃO DO PARANÁ, AFIRMOU QUE O PLANO DE INTEGRANTES DO PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL, O PCC, DE SEQUESTAR E ASSASSINAR ELE E OUTRAS AUTORIDADES NÃO PASSA DE RETALIAÇÃO AO SEU TRABALHO CONTRA O CRIME ORGANIZADO.
QUANDO ESTEVE À FRENTE DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, MORO DETERMINOU A TRANSFERÊNCIA DE INTEGRANTES DO PCC PARA PRESÍDIOS FEDERAIS.
DIANTE DESSE FATO, SÉRGIO MORO DEFENDEU A APROVAÇÃO DE PROJETO DELE QUE TORNA CRIME O PLANEJAMENTO DE ATENTADO CONTRA AUTORIDADES QUE ATUAM NO COMBATE ÀS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS.
PARA ELE, ISSO VAI DAR À POLÍCIA CONDIÇÕES DE ATUAR ANTES MESMO DO INÍCIO DA EXECUÇÃO DO ATO.
MORO DISSE AINDA QUE, PELO PROJETO, OS POLICIAIS AMEAÇADOS, MESMO APÓS A APOSENTADORIA, TERÃO DIREITO À PROTEÇÃO E OS EVENTUAIS CONDENADOS CUMPRIRÃO INICIALMENTE A PENA EM PRESÍDIOS FEDERAIS DE SEGURANÇA MÁXIMA.
Que hoje é o melhor instrumento, instrumento mais eficaz que nós temos para restringir a ação do crime organizado. Porque eles sabem que, se transferidos para lá, para eles é o fim da linha, porque eles não terão mais comunicação com o mundo externo, sem serem monitorados.
AO SE SOLIDARIZAR COM SÉRGIO MORO E ELOGIAR O SEU PROJETO, O PRESIDENTE DO SENADO, RODRIGO PACHECO, AFIRMOU QUE O PLANO DO P-C-C EXTRAPOLA A ESFERA PESSOAL E SE CONSTITUI NUM ATENTADO AO SENADO FEDERAL E AO ESTADO DE DIREITO.
ELE REJEITOU QUALQUER TENTATIVA DE POLITIZAÇÃO DO CASO E DEFENDEU QUE AS LEIS EXISTENTES, JÁ APROVADAS PELO CONGRESSO NACIONAL, PRECISAM SER CUMPRIDAS.
Nós temos efetivamente fazer com que o poder judiciário, o ministério público, o poder executivo possam também se desimcumbir de suas funções e não é apenas, repito, uma tarefa do legislativo de criar leis, em cima de leis, de aumento de pena em cima de aumento de pena, uma série de coisas, que por vezes, quando chega no caso concreto, não se resolve. E como destacou o senador Rodrigo Cunha, o grande problema é da impunidade.
SEGUIU PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL O PROJETO QUE PREVÊ A INCLUSÃO DE DADOS SOBRE RAÇA EM DOCUMENTOS E REGISTROS TRABALHISTAS. PARA O SENADOR PAULO PAIM, DO PT GAÚCHO, RELATOR DA PROPOSTA, APROVADA NESTA TERÇA-FEIRA, HÁ UMA NECESSIDADE DE SE FAZER UM PANORAMA DA SITUAÇÃO DO TRABALHADOR NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO.
para que, com as referidas informações, possam ser elaboradas políticas públicas adequadas para tornar efetiva a democracia racial preconizada pela Lei 12.288, de 2010, Estatuto da Igualdade Racial.
O SENADO ESTÁ ANALISANDO NESTE MOMENTO O RELATÓRIO DA SENADORA TEREZA CRISTINA, DO PP DE MATO GROSSO DO SUL, AO PROJETO QUE GARANTE A PRESENÇA DE UM ACOMPANHANTE MAIOR DE IDADE EM CONSULTAS E EXAMES DE MULHERES.
PELO TEXTO, NO CASO DA AUSÊNCIA DE ALGUÉM DE CONFIANÇA DA PACIENTE, O ESTABELECIMENTO DE SAÚDE DEVERÁ DESIGNAR, SEM CUSTOS, UMA PROFISSIONAL DE SAÚDE PARA ACOMPANHÁ-LA.
A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA APROVOU UM PROJETO QUE PODE FACILITAR O DIA-A-DIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA QUE UTILIZAM OS SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES. OS DETALHES DA PROPOSTA COM O REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
Pessoas com deficiência devem ter atendimento diferenciado e adaptado em serviços de telecomunicações. Projeto com esse objetivo foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. A relatora, Daniella Ribeiro, do PSD da Paraíba, acrescentou que canais que recebam denúncias também devem ter adaptações para esse público. Ao ler o relatório de Daniella Ribeiro, o senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, ressaltou a ampliação do acesso das pessoas com deficiência a soluções tecnológicas.
(Confúcio): Inferir que o incremento e uso de serviços de comunicações móveis e a utilização de smartphones tenha sido acompanhado também pelas pessoas com deficiência que passaram a ter a seu alcance equipamentos com mais recursos tecnológicos. Importante então que os serviços públicos de emergência sejam equipados com terminais que permitam o adequado atendimento a essa parcela da população.
O projeto segue agora para análise do Plenário do Senado.
A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AINDA APROVOU REQUERIMENTO DO SENADOR CARLOS VIANA, DO PODEMOS DE MINAS GERAIS, DE REALIZAÇÃO DE TRÊS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA DISCUTIR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. O PRIMEIRO ENCONTRO SERÁ EM 26 DE ABRIL. O SENADOR ASTRONAUTA MARCOS PONTES, DO PL DE SÃO PAULO, LEMBROU QUE ESSE TEMA É ATUAL E TEM RELAÇÃO ÍNTIMA COM O DIA-A-DIA DAS PESSOAS.
e a inteligência artificial é algo como ... não se limita, não é? O desenvolvimento dessa tecnologia, que não acontece obviamente só no Brasil, acontece em muitos países, nós tivemos um avanço grande, eu dei uma prioridade muito grande a inteligência artificial durante a minha no Ministério de Ciência e Tecnologia nós tivemos a criação de oito centros de inteligência artificial.
JÁ A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU O PROJETO QUE OBRIGA AS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS A INSTALAREM CONTROLES MANUAIS DE FREIO E DE ACELERADOR EM VEÍCULOS ADAPTADOS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES.
De autoria do senador Paulo Paim, do PT gaúcho, o projeto obriga que as locadoras de veículos instalem comandos manuais de freio e de acelerador, e não de freio e de embreagem nos carros adaptados a pessoas com deficiência. A relatora, Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo, não concordou com a sugestão da Comissão de Assuntos Econômicos de enviar a assunto à regulamentação do Executivo. Para Mara Gabrilli, a modificação na legislação é mais célere.
A nosso ver, a visão da CAE, ainda que generosa em sua tecnicidade, toma por demasiadamente complexo o problema que o texto corrigido da lei resolve perfeitamente.
A proposta seguirá para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário.
O DIA MUNDIAL DA ÁGUA É CELEBRADO NESTA QUARTA-FEIRA, 22 DE MARÇO. E O SENADOR JORGE KAJURU, DO PSB DE GOIÁS, APROVEITOU A DATA PARA APRESENTAR, NO PLENÁRIO, INFORMAÇÕES SOBRE A FALTA DE ACESSO À ÁGUA POTÁVEL E À REDE DE ESGOTOS NO PAÍS. DETALHES DA REPORTAGEM DE CÉSAR MENDES.
35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável. E 100 milhões não possuem coleta de esgoto em suas residências. O senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, citou dados da décima quinta edição do Ranking de Saneamento Básico, editado pelo Instituto Trata Brasil, que mostram que a falta de acesso ao tratamento de esgotos é o principal gargalo a ser superado em nosso país. A reportagem é de Cesar Mendes.
Em relação ao esgoto, apenas dez municípios, dez pátria amada, possuem cem por cento de coleta. Chega a trezentos e quarenta por cento a diferença no indicador do tratamento de esgoto na comparação entre os vinte municípios mais bem posicionados e os vinte piores: Enquanto o primeiro grupo tem em média oitenta por cento de cobertura, o segundo chega a apenas dezoito por cento.
As Nações Unidas escolheram 22 de março como Dia Mundial da Água para estimular debates sobre o uso sustentável do mais importante recurso natural, imprescindível para a existência de vida no planeta.
O SENADOR ESPERIDIÃO AMIN, DO DE PP DE SANTA CATARINA, RELATOU AUDIÊNCIA QUE TEVE NESTA QUARTA-FEIRA COM O MINISTRO DE PORTOS E AEROPORTOS, MÁRCIO FRANÇA, PARA TRATAR DA BUSCA DE UM ACORDO PARA PERMITIR A RECUPERAÇÃO DA SEGUNDA PISTA DO AEROPORTO DE NAVEGANTES.
AMIN EXPLICOU QUE O AEROPORTO DE NAVEGANTES FICA A CERCA DE 3 QUILÔMETROS DO PORTO DE ITAJAÍ, O QUE POSSIBILITA A FORMATAÇÃO DE UM SISTEMA DE TRANSPORTE QUE TRABALHE EM SINERGIA NO SENTIDO DE AJUDAR NO CRESCIMENTO DE TODO O VALE DO ITAJAÍ.
O SENADOR DISSE ESTAR MUITO ESPERANÇOSO DE QUE SEJA POSSÍVEL RECUPERAR A SEGUNDA PISTA DE NAVEGANTES PARA AVIÕES DE CARGA NACIONAL E INTERNACIONAL. SEGUNDO ELE, SOMENTE COM O REFORÇO DA PISTA ATUAL JÁ SERIA POSSÍVEL RECEBER BOEINGS 767, POR EXEMPLO, O QUE COMPLEMENTARIA A CAPACIDADE DO AEROPORTO, QUE JÁ É UM PONTO ESSENCIAL PARA O TURISMO DE SANTA CATARINA.
TENHO CERTEZA DE QUE SE ABRE A POSSIBILIDADE NÃO APENAS DE RECUPERARMOS A SEGUNDA PISTA DO AEROPORTO, ESPECIALMENTE PARA CARGA, MAS, TAMBÉM, DOTAR O AEROPORTO DE NAVEGANTES DE FACILIDADES COMO UM HANGAR, ALIÁS, UMA CIDADE DE HANGARES, UMA PLATAFORMA PARA EVTOL, OU SEJA, PARA DECOLAGEM E ATERRISSAGEM NA VERTICAL, INCLUSIVE COM EQUIPAMENTOS NÃO TRIPULADOS E, COM ISSO, DOTARMOS ESSA REGIÃO DE SANTA CATARINA DE UM COMPLEMENTO DE LOGÍSTICA EXTRAORDINÁRIO.
COM TRABALHOS TÉCNICOS DE ELISEU CAIRES, O JORNAL DO SENADO FICA POR AQUI. ACOMPANHE, AGORA, AS NOTÍCIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. BOA NOITE. //